Diretoria de Fomento orienta setores da Adece sobre funcionamento do FDI

19 de abril de 2023 - 15:06 # # # #

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) realizou, na última segunda-feira (17), uma reunião de alinhamento para orientação dos seus colaboradores sobre o funcionamento do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI). A iniciativa tem o objetivo de compartilhar a rotina técnica, jurídica e operacional do Fundo, executado pela Diretoria de Fomento (Difom) da Agência.

De acordo com o diretor de Fomento da Adece, Luís Eduardo Barros, o plano é apresentar, em um segundo momento, a sistemática do FDI para outros órgãos do sistema de desenvolvimento econômico do Estado. “Órgãos como SDE e Jucec podem trabalhar de forma integrada com a gente. Esse compartilhamento é importante para que todos possam compreender qual é a dinâmica da atuação do FDI e possam contribuir, dentro da sua área de atuação, de forma mais assertiva. Por exemplo, às vezes uma empresa demanda a construção de um galpão e não sabe que pode ter um incentivo fiscal. O treinamento é para atentar os nossos colaboradores para um trabalho mais integrado”, comenta Luís Eduardo.

No treinamento, os colaboradores da Adece foram apresentados a Lei Nº 10.367/79, que criou o FDI, e ao Decreto Nº 34.508/22, que o regulamenta. Além disso, também foram discutidos assuntos relativos à aplicação do Fundo na prática, como os benefícios atuam diretamente na implantação das empresas no Ceará.

“Essa foi uma demanda apresentada, inicialmente, pelo pessoal do jurídico da Adece. Aproveitamos para ampliar os conhecimentos para outros setores para que todos tenham o mesmo direcionamento de como funciona a operacionalização do FDI”, explica o gerente de Fomento Fiscal da Adece, Jean Carlo Brasileiro.