Produtores do APL de calçados do Cariri participarão de missão internacional na Colômbia visando exportações

19 de abril de 2023 - 16:11 # # # # #

Fabricantes que fazem parte do Arranjo Produtivo Local (APL) de calçados do Cariri devem participar de uma missão internacional na Colômbia, no próximo mês de junho. A iniciativa foi lançada depois de consultorias oferecidas pelo programa Impulsiona Ceará fortalecerem o potencial das exportações do setor.

Ao todo, 12 empresas sediadas na Região do Cariri se inscreveram para o evento, organizado pelo programa Brazilian Footwear de incentivo às exportações de calçados brasileiros, desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Darcyla Lima, ressaltou que o trabalho feito com o polo calçadista vem sendo intensificado desde o ano passado, por meio do Impulsiona Ceará.

“O programa tem como objetivo levar inovação às cadeias produtivas do interior do Estado. Essa oportunidade de expor produtos fora do país e ter contato direto com possíveis compradores é um passo importante para alavancar as exportações e pode ser um divisor de águas para o polo calçadista”, disse Darcyla Lima.

A técnica Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Luana Bandeira, afirma que algumas empresas da região já exportam seus produtos, mas com as consultorias oferecidas pelo programa, o número de firmas interessadas no evento passou de duas para 12.

“Foi feita uma pesquisa nas empresas para identificar os pontos que poderiam ser abordados em uma consultoria. A necessidade de um trabalho voltado para exportações ficou claro e foram Iniciadas análises do mercado-alvo, nivelamentos entre os produtores e adequações dos produtos”, afirmou Luana Bandeira.

O diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, pontuou a importância do Impulsiona Ceará para as vocações de cada região. “Ninguém melhor que os produtores para saber as reais necessidades e desafios de cada APL. O Impulsiona Ceará tem esse objetivo de trabalhar ouvindo o produtor, para propor soluções”, afirmou.