Adece participa de audiência pública na Alece para debater cadeia produtiva das Redes de Jaguaruana

17 de maio de 2023 - 09:59 # # # #

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizada na última terça-feira (16) debateu estratégias para a cadeia produtiva das redes de Jaguaruana. O encontro contou com a participação da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), representada pela gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal, Darcyla Lima.

O encontro, promovido pelas comissões de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (CCTES); de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca (CDRRHMP); de Indústria, Desenvolvimento Econômico e Comércio (CIDEC) e de Turismo e Serviços (CTS), contou com a participação de lideranças políticas da região, produtores, representantes do Governo do Estado e de entidades ligadas à indústria.

Darcyla contextualizou sobre o trabalho da Agência em prol da causa por meio dos programas executados. “A Adece vem investindo no Arranjo Produtivo Local (APL) das Redes de Jaguaruana, por meio do Impulsiona Ceará e financiou a nova plataforma de marketplace, que será lançada para alavancar as vendas para outros mercados. Também destinamos, por meio do Ceará Credi, quase R$ 1 milhão, para pequenos produtores”, afirmou.

O deputado De Assis Diniz convocou a audiência e ressaltou a importância das redes para o desenvolvimento econômico e social da região. “A produção de redes é uma tradição histórica na região e tem um grande impacto na geração de empregos e no desenvolvimento socioeconômico local, é um setor fundamental para a economia”, afirmou.

Fabricantes de redes e representantes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Jaguaruana também participaram da discussão, além de representantes do Instituto Centec, do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria do Trabalho e do Sistema Fiec.