Adece recebe representantes da Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA)

19 de maio de 2023 - 09:34 #

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) recebeu, na manhã desta quinta-feira (18), representantes da U.S. Trade and Development Agency (Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos). Na ocasião, os executivos americanos foram recebidos pelos diretores de Suporte à Infraestrutura e Patrimônio e de Fomento da Agência, Expedito Parente e Luis Eduardo Barros, respectivamente.

O encontro discutiu sobre oportunidades de cooperação entre as instituições na elaboração de estudos, pesquisas estratégicas e missões técnicas bilaterais em setores prioritários. Conforme Expedito Parente, “o Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS), no Eusébio, desenvolvimento em infraestrutura para produção e uso do hidrogênio verde e derivados no mercado interno, além de ações ligadas à tecnologia da inovação e energias em geral, foram o foco da discussão”.

Estiveram na Adece a diretora de Avaliação e Monitoramento de Programas Estratégicos Prioritários da USTDA, Sarah M. Randolph; a Gerente do Programa de Monitoramento e Compliance, Jennie Dunham; o gerente de Avaliação do Programa de Monitoramento, Miguel A. Rebolledo Dellepiane; e o representante do Brasil do Consulado Geral dos Estados Unidos da América, Rodrigo Mota.

A USTDA

A U.S. Trade and Development Agency ajuda empresas a criar empregos nos Estados Unidos por meio da exportação de bens e serviços do país para projetos prioritários de infraestrutura em economias emergentes. A USTDA vincula empresas dos EUA a oportunidades de exportação, financiando a preparação de projetos e atividades de construção de parcerias que desenvolvem infraestrutura sustentável e promovem o crescimento econômico em países parceiros.

A USTDA também financia estudos de viabilidade, assistência técnica e projetos-piloto que integram a inovação do setor privado dos EUA em projetos de infraestrutura nos estágios iniciais críticos, quando as opções de design e tecnologia são determinadas. A Agência também conecta patrocinadores de projetos no exterior com parceiros dos EUA por meio de suas missões comerciais reversas, conferências do setor e workshops especializados.