Adece participa do Pacto de Cooperação do Agronegócio da Ibiapaba

1 de junho de 2023 - 17:11 # # #

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), participou, na última quarta-feira (31) do Pacto de Cooperação do Agronegócio de Ibiapaba (Agropacto) realizado no município de Guaraciaba do Norte. Na ocasião, estiveram presentes o secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE), Salmito Filho, o secretário executivo do Agronegócio da SDE, Silvio Carlos, e a técnica da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Ticiana Mesquita.

O evento teve como tema o “Cultivo Protegido, uma inovação no agronegócio” e objetivou viabilizar uma troca de conhecimentos sobre novas técnicas e tecnologias que viabilizem avanços e melhorias para o setor agrícola.

Para o secretário Salmito Filho, o Governo do Estado tem o compromisso em fortalecer os produtores rurais do Ceará. “Nós, enquanto secretaria, temos o compromisso de estimular essa política pública de desenvolvimento econômico do estado do Ceará, liderada pelo Governador Elmano de Freitas, que possa fortalecer os nossos produtores.”

Ele ainda destaca que junto com o Governador Elmano de Freitas, irá trabalhar para que a região da Ibiapaba tenha um Centro de Cultivo Protegido.

“O governador tem o compromisso de honrar as conquistas ao longo dos últimos anos, principalmente as ações do governo Cid, governo Camilo e do governo Izolda no tema específico do cultivo protegido. O Centro de Cultivo Protegido será uma realidade em Barbalha, e vamos trabalhar , liderado pelo governador Elmano, para que possamos conquistar um Centro de Cultivo Protegido para a região da Ibiapaba.

A Ibiapaba é uma das principais regiões produtivas do estado e referência quanto a produção em cultivo protegido. O modelo apresenta vantagens quanto a redução de riscos que podem ser causados a produção pelos intempéries naturais, produção na entressafra, redução da incidência de pragas e defensivos agrícolas, além de apresentar maior produtividade, qualidade e valor comercial aos produtos.

Sobre o Agropacto

O Agropacto é um fórum permanente de discussão da agropecuária, que preza pelo desenvolvimento ininterrupto desse setor tão fundamental para a economia do nosso Ceará.