Condec valida projetos de 30 empresas que podem trazer até R$ 2 bi em investimentos

6 de junho de 2023 - 12:34 # # # #

FOTO: CARLOS GIBAJA/ GOV. DO CEARA

O Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Condec) realizou, nesta segunda-feira (05), a sua segunda reunião do ano. O Conselho deliberou sobre 110 pleitos ligados a protocolos de intenções, resoluções de benefícios, diferimento de impostos para importação de máquinas, equipamentos e matéria-prima, entre outros assuntos.

Ao todo, entre protocolos de intenções e resoluções de benefícios, 30 empresas tiveram seus pleitos validados pelo colegiado. São empreendimentos atraídos ou que já se encontram em estágio de implantação e que projetam quase R$ 2 bilhões em investimentos para o Estado. Além disso, tais negócios estimam a geração de mais de 3.000 novos postos de trabalho nos próximos anos.

“O Estado do Ceará tem investido em infraestrutura e debatido com todos os entes as condições para poder atrair cada vez mais empresas. E com as novas fábricas, temos mais empregos, renda e a economia cearense cresce e se desenvolve”, comentou o governador Elmano de Freitas.

Entre os novos empreendimentos atraídos para o Estado estão empresas dos setores de alimentação, confecções, fabricantes de máquinas pesadas, geração de energia solar, indústria de embalagens, equipamentos de informática, entre outros.

“Realizamos a segunda reunião do Condec do ano com a agilidade e disponibilidade para, com a aprovação desses pleitos, garantir geração de emprego e renda para a população. Garantir oportunidades de trabalho para os cearenses está entre a prioridades do governador Elmano de Freitas. Sendo assim, as deliberações saltaram para quase o dobro em relação à última reunião do Condec, realizada em abril. Os novos empreendimentos atraídos só reforçam as vocações existentes em nosso estado”, destaca o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa.

Conselho

O Condec é um órgão colegiado de deliberação superior, composto por representantes da Adece e das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), da Fazenda (Sefaz), do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Planejamento e Gestão (Seplag).