Polo calçadista do Cariri recebe Plano de Desenvolvimento do programa Impulsiona Ceará

24 de junho de 2023 - 10:49 # # # #

Os produtores do Arranjo Produtivo Local (APL) de calçados da Região do Cariri receberam o Plano de Desenvolvimento elaborado pela equipe do programa Impulsiona Ceará, na última quinta-feira (22), durante cerimônia realizada em Juazeiro do Norte. O polo calçadista é o 2º maior exportador de calçados do Brasil.

O diretor de Suporte a Negócios da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Rafael Branco, esteve no evento e enalteceu a importância do estudo realizado pelo programa, voltado para a realidade econômica da região.

“Com as ações do Impulsiona Ceará podemos dar maior atenção e manutenção às empresas do nosso Ceará, neste caso especialmente, às do Crajubar, que têm um polo calçadista muito importante. É um trabalho muito importante e necessário, já que precisamos de números para conseguirmos investimentos. Precisamos ter esse suporte acadêmico para desenvolver o nosso Estado”, declarou Rafael Branco.

O diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, afirmou durante a cerimônia que o programa oferta estudos de desenvolvimento local, qualificação profissional, desenvolvimento de estratégias e de políticas públicas para o Ceará.

“O Instituto Centec está à disposição para alavancarmos bases comuns para o desenvolvimento local, para os mais diferentes ramos da economia. O estudo dos APL foi um dos nortes para construirmos o planejamento do Centec para os próximos anos, unindo qualificação profissional às vocações de cada região”, afirmou.

O pesquisador do Instituto Centec, Marcos Renan Magalhães, apresentou o Plano de Desenvolvimento e detalhou que existem cerca de 150 empresas do ramo de calçados no Cariri, que geram mais de 1.000 empregos formais. Cerca de 37% das empresas de calçados do Ceará estão em Juazeiro do Norte.

“Sem dúvida, a inovação é um dos principais meios de alavancar o crescimento do setor. Este mapeamento apresenta as oportunidades, forças e ameaças que o polo calçadista deve enfrentar nos próximos anos e, com o estudo em mãos, os empresários podem se antecipar para fortalecer as estratégias de crescimento”, afirmou Renan Magalhães.

Políticas públicas

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro do Norte, Wilson Soares Silva, pontuou que o estudo servirá para a tomada de decisões no desenvolvimento do polo calçadista. “Conhecendo o estudo, vamos desenvolver as políticas públicas que competem ao município. Vamos nos debruçar, estudar e construir projetos baseados nesse estudo, que é tão detalhado e tão recente”, afirmou o secretário.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e Confecções da Região do Cariri (Sindidustria), Abelito Sampaio, também esteve presente e elogiou os resultados dos estudos. “Estávamos tão ansiosos pelo diagnóstico, quanto pela continuidade de todas as políticas previstas neste estudo. É uma parceria que continua”, afirmou.

Impulsiona Ceará

O programa Impulsiona Ceará é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com a Adece, operacionalizado pelo Centec. O programa identificou 36 APL no Ceará, a exemplo das Redes de Jaguaruana, a Cachaça de Viçosa, a Moda Íntima de Frecheirinha, os Calçados do Cariri, Móveis de Marco e o de Serviço de Reparação Automotiva de Tabuleiro do Norte.