Reunião técnica debate sobre Ceará Credi na Alece
5 de julho de 2023 - 18:34 #ceará credi #Ceará Credi Mulher #governo do ceará
Ascom da Alece
Atendendo ao convite da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) participou, nesta quarta-feira (05/07), de uma reunião técnica para apresentação do Programa de Microcrédito Produtivo do Governo do Ceará (Ceará Credi).
Os números do Ceará Credi foram apresentados pela diretora de Economia Popular e Solidária da Adece, Silvana Parente. Durante sua fala, a diretora destacou a criação da nova linha de crédito, Ceará Credi Mulher; da linha voltada para cooperativas da agricultura familiar e solidária; e também da linha de microempresas que já tem CNPJ, incluindo microempreendedores de 102 arranjos produtivos identificados pela Adece.
Silvana também falou sobre os resultados do programa, que já atendeu 54.241 pessoas com financiamento em todo o Estado. Segundo a diretora, foi verificado um aumento médio de 40% na renda média dos que acessaram o financiamento do Ceará Credi e que, a cada 100 empreendedores atendidos, foram criados 16 novos postos de trabalho: oito com carteira assinada e oito informais.
A representante da Adece ressaltou também que “a orientação do governo do estado é que a gente possa captar recursos de fora, com o Banco do Nordeste e BNDES, para ampliar o alcance. E a Universidade Federal do Ceará foi contratada para fazer uma avaliação do impacto do Ceará Credi”, concluiu.
O deputado Stuart Castro (Avante), solicitante da reunião, explicou que a iniciativa visa trazer informações que possam colaborar para viabilizar a interiorização do crédito para pequenos empreendedores. O parlamentar ainda sugeriu que o Ceará Credi amplie os critérios para incluir também os empreendedores que tenham dependentes com algum tipo de deficiência e que, por esse motivo, necessitem trabalhar em suas residências.