Secretários e dirigentes de vinculadas participam de Reunião de Comitê Executivo da SDE

4 de agosto de 2023 - 18:02 # # # # # # # #

ASCOM SDE

Na manhã desta sexta-feira (04), o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, recebeu os executivos e os dirigentes das entidades vinculadas da SDE para a 1ª Reunião do Comitê Executivo dessa gestão. Cada presidente apresentou as principais realizações dos órgãos que compõem o Sistema SDE: Adagri, Adece, Jucec, Complexo do Pecém e ZPE. O presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Danilo Serpa, foi representado pelos diretores Silvana Parente e Luis Eduardo Barros. Os dois fizeram um balanço sobre as ações das quatro diretorias da Adece: Suporte a Negócios; Suporte à Infraestrutura e Patrimônio; Economia Popular e Solidária; e Fomento.

A presidente da Junta Comercial do Ceará, Carolina Monteiro, destacou a RedeSim e o que ela proporciona para a ambiência de negócios para o Estado. “Hoje o tempo médio para abrir uma empresa é de apenas 3 horas. O que já levou 145 dias!”, ressaltou a presidente da Jucec.

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária, Elmo Aguiar, falou das conquistas com relação à área livre de pragas. O Ceará tem uma significativa área livre da mosca da fruta, uma vantagem competitiva do Estado do Ceará que viabiliza a exportação de melão para diversos países.

Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém, acompanhado do presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), Eduardo Neves, destacou o principal projeto, que é o Hub de Hidrogênio Verde do Ceará. O Pecém já tem 3 pré-contratos assinados com grandes empresas que pretendem se instalar para produzir o combustível do futuro.

Ao final, o secretário agradeceu e afirmou que dará andamento aos programas em conjunto com as entidades vinculadas. “Esse diálogo é fundamental para uma uma boa governança. E como um dos encaminhamentos, definimos que esse encontro será mensal com todos dirigentes do Sistema SDE. A cada última sexta-feira do mês faremos uma reunião de Comitê Executivo”, afirmou Salmito.