Mineração: audiência propõe maior articulação entre governos, universidades e empresas para o desenvolvimento do setor

12 de dezembro de 2023 - 12:38 # # # #

Com o objetivo de estimular o debate e aprimorar políticas públicas ligadas ao setor da mineração, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta segunda-feira (11), uma audiência pública que contou com a participação de representantes do Estado, municípios, universidades e iniciativa privada. A Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), representada pelo assessor e especialista em mineração Francisco Pessoa, fez parte da composição da mesa de debate.

O evento foi uma realização da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Casa Legislativa. Durante o debate, foram discutidas alternativas para a explorar de forma responsável das potencialidades naturais do Estado no setor. De acordo com dados apresentados durante a reunião, a produção ligada a mineração corresponde a 0,16% do Produto Interno Bruto do Ceará.

Para a conselheira da Associação Profissional dos Geólogos do Estado do Ceará (APGCE), Lucilene dos Santos, se faz necessária a articulação entre governo, universidade e empresas de mineração no Estado. Para ela, um mapeamento geológico de detalhe, para reconhecer as potencialidades minerais de cada região do Ceará agregaria valor à cadeia produtiva proporcionando um desenvolvimento mais sustentável.

A geóloga explicou que, para esse mapeamento, o apoio do Estado é fundamental. “Temos muitas áreas de minerais críticos estratégicos, e as empresas que se relacionam com esse material são geralmente de pequeno e médio porte, com áreas limitadas para minerar. Esse mapeamento pode possibilitar a criação de um portfólio mineral do nosso estado, de forma a observar as possibilidades econômicas: quais minerais para alta tecnologia dispomos, quais podemos qualificar etc”, observou.

A audiência também contou com outras propostas, tais como a inserção do curso de técnico em geologia nas escolas profissionalizantes; a inclusão da mineração nas áreas contempladas pelo programa Cientista Chefe; a criação de uma célula de mineração no Núcleo de Tecnologia (Nutec) da UFC, entre outras sugestões.