FDI: Adece incentiva projeto de fecularia em Pacajus

12 de março de 2024 - 15:00 # # # # #

Com o objetivo de apresentar o andamento das obras de construção de uma fecularia no município de Pacajus (CE), representantes da Ambev foram recebidos, nesta terça-feira (12), pelas equipes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) e da Agência de Desenvolvimento do Estado. O empreendimento tem previsão de conclusão para o segundo semestre 2024.

A construção da fecularia receberá cerca de R$ 6 milhões em investimentos privados e objetiva absorver a produção de mandioca de cerca de 80 agricultores familiares da região, proporcionando oportunidades sustentáveis nas comunidades do entorno da agroindústria. De acordo com o plano de trabalho apresentado pela Ambev, o empreendimento vai favorecer cinco municípios cearenses.

Sobre o projeto

No final de 2023, a Ambev assinou um termo de acordo com o Governo do Ceará, por meio da Adece e da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), para a construção de uma fecularia destinada à fabricação de produtos derivados da mandioca, incluindo a fécula utilizada na produção de cerveja à base do insumo.

Por meio do acordo firmado com o Estado, a empresa vai receber incentivos por meio do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI). Em contrapartida, a Ambev comprometeu-se a realizar várias ações sociais na região, além de comprar a mandioca produzida por produtores locais.

O encontro foi mediado pelos diretores de Fomento, Luís Eduardo Barros, e de Suporte a Negócios da Agência, Rafael Branco. Também participaram da reunião técnicos da Secretaria Executiva do Agronegócio da SDE, Adece e Ambev.