“Terra das redes”: Adece realiza visita técnica ao município de Jaguaruana

13 de março de 2024 - 17:43 # # # #

Com o objetivo de conectar atores dos setores da tecelagem e da moda cearense, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) realizou, no último dia 12 de março, uma visita técnica ao município de Jaguaruana. Além da equipe técnica da Agência, membros da Câmara Setorial da Moda visitaram a produção de pequenos e médios produtores da região.

O grupo também participou de uma reunião no Instituto Federal (IFCE) do município, onde foi apresentada a interface do setor de tecelagem de redes com a moda. Durante o encontro, foram discutidos os gargalos do setor e apresentado o evento “Ceará está na moda”.

Jaguaruana é conhecida como a “Terra das Redes” e se caracteriza como um importante Arranjo Produtivo Local (APL) do Estado. Os artesões do município desenvolveram técnicas e padrões únicos, que são transmitidos de geração para geração. O APL de Redes de Jaguaruana produz dez tipos de produtos: açucena, brim, bucho de boi, casa de abelha, dama, jeans, maria bonita, olho de peixe, sarja e tijubana.