Produção industrial cearense registra avanço de 14,3% em comparação com ano anterior

17 de abril de 2024 - 14:39 # # # #

Estado ocupa a 4ª colocação no ranking nacional

A produção industrial cearense registrou um crescimento de 14,3% no mês de fevereiro de 2024 em comparação com o igual mês do ano imediatamente anterior. O desempenho superou a média nacional, que registrou variação de 5%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme a pesquisa, o resultado da produção industrial cearense do segundo mês desde ano ainda é superior à variação da região Nordeste, cuja alta foi de 2,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

No que se refere ao acumulado de 2024, se comparado ao igual período de 2023, a indústria cearense registrou crescimento de 8,8% no primeiro bimestre de 2024. O desempenho superou a média nacional, cuja variação foi de 4,3% nos meses de janeiro e fevereiro do ano atual.

De acordo com os dados da pesquisa, o avanço foi impulsionado pelos setores de metalurgia (42,2%), confecção (39,2%) e calçados (27,9%). Com esse resultado, Ceará ocupa a 4ª colocação no ranking nacional no que se refere ao crescimento industrial do Brasil em 2024.

“O excelente resultado do 1º bimestre de 2024 é fruto de um trabalho conjunto realizado ao longo de 2023 pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e demais vinculadas ligadas ao desenvolvimento econômico sob a orientação do Governador Elmano de Freitas. Esse esforço coletivo e incansável para o crescimento e sustentabilidade das indústrias, seja por meio das políticas do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) ou do acompanhamento de perto para solucionar os entraves das empresas que aqui aportam, tem potencial de transformar o Ceará em um dos estados com melhor índice de desenvolvimento humano do Nordeste nos próximos anos”, destacou o Secretário Salmito Filho.

Apoio ao setor industrial

Além da Secretaria Executiva da Indústria, abrigada na SDE, o Governo do Estado do Ceará conta com políticas voltadas para o setor por meio do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), operacionalizado pela Adece. Com o intuito de acompanhar de perto as demandas das empresas que já investem em território cearense gerando emprego e renda, a Adece conta ainda com o Sistema de Monitoramento das Empresas Incentivadas pelo FDI.