Adece e IEL Ceará realizam aula inaugural do Geração Tech

10 de junho de 2024 - 16:31

Fotos: José Sobrinho / FIEC

Cerca de 200 alunos marcaram presença e mais de 400 jovens assistiram à transmissão da aula inaugural do programa Geração Tech, realizada na manhã desta segunda-feira (10), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A iniciativa é do Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), e visa impulsionar o conhecimento e a formação de jovens cearenses na área de tecnologia.

Escolhidos por meio de processo seletivo, os jovens estão aptos a participar do curso Desenvolvimento Web Full Stack, com carga horária de 192 horas/aula e três meses de duração.

A gerente de Educação e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Cordeiro, abriu o evento dando as boas vindas aos participantes. Ela destacou que o programa traz grandes possibilidades para a nova geração, já que a tecnologia é uma das áreas que mais crescem e mais carecem de mão de obra qualificada.

“Um dos pilares do IEL Ceará, além das pessoas e dos negócios, são as parcerias. Essa parceria com a Adece nos trouxe até aqui e estamos muito entusiasmados com tudo que esse trabalho é capaz de proporcionar a esses jovens. Agradecemos a confiança da Adece e de todos os alunos que acreditaram nesse projeto. Esperamos que todos aproveitem a oportunidade e que possam utilizar o conhecimento para fazer a diferença”, afirmou.

Mais de 2.300 inscrições foram recebidas e aproximadamente de 800 jovens foram habilitados a participar da capacitação, sendo 238 participantes na Região Metropolitana de Fortaleza, na modalidade presencial, e 538 de municípios do interior do Estado. Ao todo, o programa beneficia jovens em 97 municípios cearenses.

A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, afirmou que a transformação pela qual as empresas vêm passando para se adaptar a esse mundo tecnológico, e em constante mudança, precisa vir acompanhada da qualificação das pessoas. “A demanda de profissionais na área de tecnologia é muito forte nas empresas. Temos um portfólio bem extenso totalmente alinhado às necessidades de um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo porque a nossa missão é qualificar as pessoas não só com as hard skills, mas também com as soft skills que o profissional do futuro precisa”, pontuou. Ela acrescentou que o êxito do Geração Tech está reverberando em toda a sociedade e várias instituições já procuraram o IEL Ceará para elaborar projetos similares.

O evento contou ainda com o depoimento de Rosana Marques, ex-vendedora ambulante na praia que teve a vida transformada depois de cursar a capacitação de Full Stack, tendo hoje um emprego formal, com carteira assinada. “Pouco mais de um mês após a conclusão do curso eu já estava empregada. Às vezes, tudo o que a gente precisa é uma oportunidade para desenvolver o nosso talento e mostrar o nosso potencial. Por isso, espero que todos que estão aqui saibam aproveitar essa oportunidade ao máximo porque esse curso pode mudar a vida de vocês”, aconselhou.