Governo do Ceará destaca liderança em energias renováveis e H2V no Proenergia Summit 2024

10 de setembro de 2024 - 17:02 # # #

Texto: Ascom SDE

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), apresentará sua liderança no setor de energias renováveis e no desenvolvimento do polo de Hidrogênio Verde (H2V) durante o Proenergia Summit 2024, que ocorrerá nesta quarta (11) e quinta-feira (12), no Centro de Eventos do Ceará. O evento reunirá líderes do setor energético nacional e internacional e destacará a importância estratégica do Ceará no cenário global de transição energética e inovação sustentável.

A participação do Estado reforçará o compromisso com o futuro das energias renováveis, especialmente com a assinatura de 40 memorandos de entendimento com empresas nacionais e estrangeiras. Desse total, seis já evoluíram para pré-contratos firmados com o Complexo do Pecém, evidenciando o avanço significativo na implantação do polo de H2V. Até 2030, espera-se que o estado receba grandes investimentos,gerando milhares de empregos diretos e indiretos. A produção de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém está projetada para alcançar um milhão de toneladas anuais até o final da década, com uma capacidade de eletrólise de 6 GW.

Além dos avanços no H2V, o Ceará se consolidará como um dos líderes em geração de energia eólica e solar no Brasil. Na energia eólica onshore, o estado conta atualmente com 100 empreendimentos instalados, que somam uma capacidade de 2.578 MW, enquanto outros 72 projetos, com capacidade total de 2.876 MW, estão em construção ou aguardando o início das obras. Na energia eólica offshore, o Ceará se destaca com 25 empreendimentos em processo de licenciamento junto ao Ibama, totalizando uma capacidade de 64,9 GW.

No campo da energia solar centralizada, o Ceará possui 51 empreendimentos com uma capacidade instalada de 1.252 MW. O futuro do setor também é promissor, com 450 projetos já contratados, totalizando 17.290 MW em capacidade.

A participação no Proenergia Summit 2024 reforçará o compromisso do governo do Ceará em se tornar um hub estratégico para o desenvolvimento sustentável no Brasil, atraindo investimentos e impulsionando a economia verde.

Fonte: ANEEL
Data de referência dos dados : 10/09/2024