Turismo

 
O Ceará é um dos principais destinos turísticos do Nordeste do Brasil. O Estado possui 573 quilômetros de litoral, onde o sol brilha 2.800 horas por ano. A temperatura mantém-se entre 23º C e 30º C. De acordo com o Ministério do Turismo, a Capital Cearense é o 3º destino mais procurado do País.
 
A oferta total é de 1.161 meios de hospedagem, com 29.723 unidades habitacionais (UHs) e 74.748 leitos. Em Fortaleza, a oferta hoteleira é de 218 meios de hospedagem, com 10.862 UHs e 26.858 leitos.
 
Os dez principais países emissores de turistas para o Ceará são Itália, Portugal, França, Espanha, Estados Unidos, Suíça, Holanda e Alemanha.
 
A receita turística direta ultrapassa R$ 6 milhões e a renda gerada com a atividade chega a R$ 10 milhões, causando impacto de 11,2% no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
 
Caucaia, Aquiraz, Beberibe, Aracati, Jericoacoara, Paraipaba, Trairi, Sobral, Paracuru e São Gonçalo são as cidades mais visitadas pelos turistas que ingressam ao Ceará via Fortaleza.
 
O turismo de lazer é o grande foco da demanda turística no Ceará. Destacam-se ainda o turismo de negócios e o turismo de eventos.
 
Em Fortaleza, há espaços completos e bem equipados para realização de feiras, congressos e exposições, como o Centro de Eventos do Ceará (CEC) o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Os centros multifuncionais dos hotéis da capital cearense oferecem todas as condições necessárias para realização de congressos e reuniões corporativas.
 
O CEC tem uma área total construída de 176 mil m², divididas em subsolo, espaços de convivência, andar térreo e dois mezaninos para exposições (primeiro e segundo andar), além de capacidade para 30 mil pessoas em até 18 eventos simultâneos e 3,2 mil vagas no estacionamento.
 
O moderno aeroporto na capital propicia condições adequadas para gerar um fluxo de pessoas mais intenso e contínuo no Estado. O terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Pinto Martins é totalmente climatizado e possui média de 150 voos nacionais diários e 14 voos internacionais por semana. Em 2014, mais de 6,5 milhões de passageiros movimentaram o aeroporto. O equipamento é o 7º em movimentação de passageiros, 9º em movimentação de aeronaves e 3º em movimentação de cargas do País.
 
Operam regularmente em Fortaleza as companhias aéreas Transportes Aéreos Cabo Verde (TACV), Gol, Avianca, TAM, TAP, Azul, Air Italy, Condor, Absa (cargeuira) e Total (cargueira). O aeroporto recebe com frequência voos fretados nacionais e internacionais.
 
Foi inaugurado em 2012 o novo Terminal de Logística de Carga (TECA) com capacidade de armazenamento para cinco mil toneladas, que terá três câmaras frigoríficas, para flores, frutas e pescados, e atenderão à demanda das empresas que utilizam o frete aéreo de mercadorias.