Aeroportos

11 de junho de 2014 - 03:00

O moderno aeroporto na capital, Aeroporto Internacional Pinto Martins, propicia condições adequadas para gerar um fluxo de pessoas mais intenso e contínuo no Estado. O terminal de passageiros do aeroporto é totalmente climatizado e dividido em quatro pisos.

Em 2011, o aeroporto registrou 64.022 voos domésticos e 1.831 voos internacionais. Além disso, passaram pelo local 5.417.229 passageiros em voos domésticos e 229.767 passageiros em voos internacionais no mesmo ano.

O centro distribuidor de cargas opera com sete mil toneladas por ano, além de colocar à disposição voos regulares para locais estratégicos em todo o mundo, como Portugal, Cabo Verde, Espanha e Itália.

Operam regularmente em Fortaleza as companhias aéreas Transportes Aéreos Cabo Verde (TACV), Gol, Ocean Air, TAM, Varig, Webjet e TAP. O aeroporto recebe com frequência voos fretados nacionais e internacionais.

Será inaugurado em 2012 o novo Terminal de Logística de Carga (TECA) com capacidade de armazenamento para cinco mil toneladas, que terá três câmaras frigoríficas, para flores, frutas e pescados, e atenderão à demanda das empresas que utilizam o frete aéreo de mercadorias.

O Estado tem o aeroporto regional em Juazeiro do Norte, no Cariri. Estão sendo construídos os terminais de Aracati, no Litoral Leste; de Camocim, no Litoral Oeste, e de Tauá, nos Inhamuns. Está em andamento a construção do Aeroporto Regional de Aracati, com capacidade para operar 1,2 mil movimentos por ano, e do Aeroporto Regional de Jericoacoara, que irá incrementar o fluxo turístico do Litoral Oeste e terá capacidade de 1,2 mil voos/ano.