Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)

11 de junho de 2014 - 03:00

Resultado da parceria entre a brasileira Vale e as coreanas Dongkuk e Posco, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) é a primeira usina siderúrgica integrada da região Nordeste. Será construída no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) e produzirá, na primeira fase de operação, três milhões de toneladas de placas de aço por ano.

A localização no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), no município de São Gonçalo do Amarante, é estratégica, porque aproveita a infraestrutura já instalada no Complexo, o que inclui facilidade de acesso marítimo, malhas ferroviária e rodoviária, disponibilidade de energia elétrica, abastecimento de água e sistema de descarte de efluentes.

A CSP tem como objetivo impulsionar o crescimento econômico do Ceará para um novo patamar de desenvolvimento, permitindo maior competitividade do Estado no Brasil e no Exterior. A instalação da siderúrgica também promoverá aumento da arrecadação de impostos e tributos que geram ampliação e melhoria nas ofertas de serviço público, como educação, transporte, saúde, saneamento básico, cultura e lazer.

Serão gerados 23 mil empregos diretos e indiretos durante a fase de construção da usina. Durante a operação, serão 14 mil. A prioridade é utilizar o máximo de mão de obra local, de forma a contribuir para o crescimento e o desenvolvimento da região.

As questões ambientais serão prioridade. Cerca de 25% dos investimentos (aproximadamente R$ 2 bilhões) serão aplicados em equipamentos modernos e de alta eficiência para controle e monitoramento das emissões atmosféricas, descarte de efluentes e gerenciamento de resíduos.

Por meio de uma visão de sustentabilidade, a CSP nasce de um projeto que busca a melhor interação de sua atividade com o entorno de onde está se instalando. A empresa se preocupa em desenvolver seu negócio promovendo, simultaneamente, a inclusão social, a otimização do uso de recursos naturais e a redução do impacto sobre o meio ambiente.

Site: www.cspecem.com

2010 – licença ambiental
2010-2011 – preparação do terreno e terraplenagem
2012-2013 – obras civis
2013-2014 – equipamentos e montagem
2015 – pré-operação
2016- operação

Números
Investimento estimado – US$ 5,4 bilhões

Capacidade de produção – 3 milhões de toneladas de aço/ano

Empregos na construção – 23 mil diretos e indiretos

Empregos na Operação: 4 mil diretos e 10 mil indiretos

Aumento de  12% bilhões no PIB Cearense

A importância de uma siderúrgica
O aço está presente no nosso dia a dia, pois é matéria-prima na construção de pontes e edifícios, na fabricação de eletroeletrônicos, peças para carros, trens, caminhões e até de brinquedos, embalagens, acessórios para casa, equipamentos hospitalares e ferramentas de trabalho.

Antes de ganhar forma, estes equipamentos, materiais e produtos passam por um processo industrial, que transforma o minério de ferro encontrado na natureza em aço. Esta indústria da transformação é chamada de siderurgia.

Por isso, as siderúrgicas são tão importantes para o processo de desenvolvimento da sociedade, para o aprimoramento tecnológico, para o incremento da cadeia produtiva e para a atração de novos investimentos.

Acionistas
A composição societária da siderúrgica é formada pela sul-coreana Posco (maior grupo siderúrgico da Coreia do Sul e terceiro maior do mundo), pela brasileira Vale e pela também sul-coreana Dongkuk Steel.

Vale (www.vale.com)
Com sede no Brasil e presente nos cinco continentes, a Vale é líder mundial na produção de minério de ferro e pelotas e é a segunda maior produtora de níquel. Os negócios se expandem pelos segmentos de logística, energia e siderurgia, considerados estratégicos e integrados à mineração. De acordo com a sua diretriz de sustentabilidade, a Vale procura atuar com responsabilidade socioeconômica e ambiental nos territórios onde está presente, objetivando construir um legado positivo nas regiões onde atua.

Dongkuk Steel (www.dongkuksteel.com)
A Dongkuk Steel atua no setor da siderurgia há 57 anos, produzindo cerca de 6,4 milhões de toneladas de aço por ano em produtos como chapas grossas, vergalhões e perfil estrutural para a indústria naval, construção civil, máquinas e equipamentos.

Posco (www.posco.com)
A Posco, que em 2010 produziu quase 35,4 milhões de toneladas de aço, tem por pilares uma gestão ambientalmente correta, a administração aberta e uma gestão criativa focada sempre em gerar mais valor para seus clientes.