Itataia

11 de junho de 2014 - 03:00

A Usina de Itataia é um empreendimento avaliado em US$ 375 milhões, que fica localizado no  município de Santa Quitéria (Sertão Central) e produzirá fosfato e urânio. O fosfato, com previsão de 240 mil toneladas anuais, será utilizado para fertilizantes (o Brasil importa 90% do total consumido). O urânio, com produção estimada em 1.600 toneladas anuais, será utilizado pela usina nuclear Angra III. Itataia concentra a maior jazida de urânio do País.

A grande jazida de fosfato em Itataia, que produzirá um dos fertilizantes essenciais para que se obtenha produtividades competitivas é, atualmente, o desafio mais importante da mineração cearense. O Brasil vem importando cerca de US$ 500 milhões desses materiais nos últimos anos. As imensas e diversificadas jazidas de carbonatos de cálcio (calcários), atualmente, constituem-se a maior potencialidade mineral do Ceará.

Para a exploração, o Estado assegurou infraestrutura de abastecimento de água, energia elétrica e acesso rodoviário, capacitação e apoio tecnológico. A previsão é de que três mil empregos sejam gerados.

Características:

  • Reservas lavráveis de minério: 79 milhões de toneladas
  • Reservas lavráveis de Fosfato: 8,8 milhões de toneladas
  • Reservas lavráveis de Urânio: 79,3 mil toneladas
  • O corpo da jazida tem 80 metros de extensão e 160 metros de profundidade.