Polo Industrial e Tecnológico da Saúde

11 de junho de 2014 - 03:00

O setor da saúde é de grande importância para o Ceará, já que é um segmento de alto valor agregado, que emprega mão de obra especializada, cujo desenvolvimento tecnológico perpassa o desenvolvimento industrial de fármacos e medicamentos. Por essa razão, é indispensável buscar novas estratégicas de crescimento para fazer face à competitividade de outros estados e países.

O Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS) tem como objetivos: desenvolver o setor da saúde do Estado; promover a inovação e a interação entre a academia, os setores público e privado de forma a garantir o desenvolvimento social e avanços tecnológicos e econômicos; incentivar a geração de novos produtos; fomentar a sinergia entre as indústrias que formam o Polo e; atrair instituições e empresas inovadoras que são referência no setor da saúde.

O plano piloto do empreendimento, desenvolvido em parceria entre a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará- ADECE, Prefeitura do Eusébio e Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará – SEINFRA, contempla o cuidado ambiental no tratamento da área situada no entorno da Lagoa da Precabura, integrando as áreas verdes das matas naturais das margens ao projeto urbanístico com construções saudáveis, humanizadas e sustentáveis.

Localização

O Polo, localizado no bairro da Precabura, Eusébio, ocupa uma área de aproximadamente 73 hectares, desapropriada pelo Estado pelos Decretos nº 29.803, de 15 de julho de 2009 e .nº 30.955 de 13 de julho de 2012. Serão duas empresas âncoras: Unidade de Ensino e Pesquisa Fundação Oswaldo Cruz -Fiocruz e Centro de Plataformas Vegetais da Fundação Oswaldo Cruz.

Incentivos

Conforme estabelece o Decreto nº 30.012, de 30 de dezembro de 2009, as indústrias selecionadas para o Polo serão beneficiadas com incentivos diferenciados de até 99% do ICMS gerado em função da produção, na forma prevista na legislação do FDI, com retorno de até 1% e prazo de fruição de até 10 (dez) anos.

FioCruz

O Centro de Formação, Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), ligado ao Ministério da Saúde, em implantação no Polo da Saúde, será inaugurado em julho de 2016. O complexo será constituído por um prédio de gestão e ensino com 13 mil metros quadrados (m²) de área e 23 salas de aula com capacidade para 560 alunos, um prédio de pesquisa, de 15 mil m² de área, com 15 laboratórios (dois deles de nível de biossegurança 3), um prédio de infraestrutura, auditório para 300 lugares, anfiteatro e praça. As construções ocuparão 30 mil m² de uma área total urbanizada de 40 mil m².

O projeto, de arquitetura sustentável, inclui a utilização de energia renovável, reutilização da água e a preservação do bioma característico do entorno. A outra unidade, cujas obras serão iniciadas em 2016, com término previsto para 2018, será o Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais (Bio-manguinhos), a primeira fábrica de vacinas da FioCruz fora do Rio de Janeiro.

A Bio-Manguinhos assinou parceria com a empresa biofarmacêutica israelense Protalix, que colocará no mercado brasileiro um produto inovador para o tratamento da doença de Gaucher, cuja tecnologia é baseada em um sistema de expressão de proteínas em célula vegetal (de raíz de cenoura), que oferece vantagens significativas sobre outras plataformas.

Outro acordo de cooperação técnica foi realizado com o Centro Fraunhofer para Biotecnologia Molecular para o desenvolvimento da vacina febre amarela inativada em plataforma vegetal de agroinfiltração. O objetivo é produzir, no Instituto, um novo imunizante contra a doença, mais seguro e eficaz.

O investimento inicial destinado aos empreendimentos pelo Ministério da Saúde à Fiocruz no Polo Industrial da Saúde é de R$ 180 milhões.

{flv}Fiocruz Cear_apresentao PB – BAIXA RESOLUO{/flv}

{phocagallery view=category|categoryid=3|