CS Renováveis elabora guia de licenciamento ambiental para empreendimentos

13 de maio de 2016 - 19:13

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (13), no auditório da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Energias Renováveis (CS Renováveis) apresentou o andamento da confecção do guia de licenciamento ambiental para empreendimentos do setor no Ceará. A reunião contou com a presença do presidente da Casa, Ferruccio Feitosa, e do secretário-adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações, Renato Rolim.

O trabalho é uma realização do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente e visa colocar, de uma forma simples, objetiva, esclarecedora e responsável o entendimento do setor em relação à obtenção de licenças ambientais para a viabilização de investimentos.

Conforme o presidente da CS Renováveis, Jurandir Picanço, o guia será divulgado após avaliação e aprovação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e do Núcleo de Meio Ambiente da FIEC.

Ao concordar com os presentes sobre a necessidade de diminuição da burocracia para atrair mais investidores do setor ao Ceará, Ferruccio sugeriu a elaboração de uma proposta no intuito de tornar o Ceará mais competitivo.

“Mesmo com a crise, temos visto alguns setores que não são afetados no Estado. Energia renovável é um deles, pois temos vocação para isso. O setor siderúrgico, por meio da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e toda a cadeia produtiva responsável por atrair outras empresas, além da ZPE Ceará, são outros diferenciais favoráveis ao nosso Estado. Precisamos levar ao governador uma proposta para desburocratizar a vinda de empresas de energias renováveis para cá”, enfatizou, ao sugerir um encontro com o Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA) para a idealização de um documento.