Governo do Estado do Ceará participa de maior evento de energia eólica da América Latina

31 de agosto de 2016 - 11:47

As potencialidades cearenses relevantes e de destaque no universo do setor de energias renováveis vêm ganhando maior notoriedade a nível internacional durante última semana do mês dos ventos. De 30 de agosto a 1º de setembro o Governo do Estado do Ceará, por meio da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE) participam da 7ª edição do Brazil Wind Power, maior evento de energia eólica da América Latina, sediado no Rio de Janeiro.

“O Ceará, além de pioneiro em energia eólica no País, tem uma grande vocação não somente na geração, provocada por seus ventos favoráveis, mas também em sua expertise e ainda na fabricação de componentes da cadeia produtiva. Além disso, nossa infraestrutura logística e localização geográfica privilegiada nos permite escoar esses componentes para a execução de parques eólicos. Somos o único estado brasileiro com estande montado no evento, que acreditamos ser de extrema importância para apresentar as vantagens de se investir no Estado do Ceará e atrair empresas do setor”, comenta o presidente da Adece, Ferruccio Feitosa. 
IMG 0951 peq

Ferruccio destaca ainda o tratamento diferenciado para concessão de licenças ambientais no processo de implantação de projetos eólicos no Estado. Agora, o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para projetos eólicos instalados em áreas de baixo impacto não serão mais exigidos e um Relatório Ambiental Simplificado (RAS) será solicitado. A mudança, que prevê agilidade de até três meses nos processos, é fruto de uma articulação da Adece com a Secretaria do Meio Ambiente e a Superintendência Estadual de Meio Ambiente. 

Brazil Wind Power

No primeiro dia do evento, o diretor de Infraestrutura da Adece, Eduardo Neves, apresentou o workshop “As potencialidades do Estado do Ceará com ênfase no setor de energias renováveis”. “Explanamos as oportunidades de negócios para o segmento em território cearense e os incentivos fiscais oferecidos pelo Estado. Contamos com a participação do secretário adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações da Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra) falando de energias renováveis sob uma ótica técnica”, pontua.

IMG 0948 peqO Brazil Wind Power está em sua sétima edição, conta com 100 expositores e tem como principal objetivo proporcionar aos participantes oportunidades de negócios, além da possibilidade de participar de palestras e painéis voltados para questões relevantes sobre o setor de energia eólica. Toda a programação está disponível no site www.brazilwindpower.com.br.