Adece participa de evento voltado para energias renováveis na FIEC

24 de março de 2017 - 19:03

Atores do setor de energias renováveis e autoridades reuniram-se nesta sexta-feira (24) em mais uma edição do Café com Energia. O evento aconteceu na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e contou com a palestra do presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Lopes Sauaia, “Energia Solar Fotovoltaica: Panorama, Oportunidades e Desafios”. A presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Nicolle Barbosa, esteve presente.

Ao lado do Secretário Adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações, Renato Rolim, Nicolle ressaltou os trabalhos realizados pelo Governo do Estado do Ceará para incentivar o setor com o objetivo de atrair empreendimentos e preencher a cadeia produtiva.

O Ceará terá o primeiro atlas híbrido país englobando informações sobre áreas adequadas para a instalação de empreendimentos solares e eólicos. O estudo será feito por meio de um convênio entre Adece e FIEC com previsão de entrega em julho de 2017. Ainda estão previstos para finalização no mesmo período um estudo do balanço energético do Estado e outro sobre a infraestrutura.

“Vamos fazer um diagnóstico e precisamos trabalhar em um horizonte de 10 anos. Sabemos que o Ceará tem os melhores ventos, constantes, direcionados e de alto índice de aproveitamento. Com o atlas, teremos como comprovar isso e atrair mais empresas do setor. É um desejo do governador Camilo Santana para que o Estado se fortaleça mais ainda no âmbito das energias renováveis”, pontua Nicolle.2403cafecomnegocios2

Crescimento no Brasil

O palestrante enfatizou o compromisso assumido pelo Brasil em reduzir a emissão de gases de efeito estufa em 37% até 2025. Com isso, os investimentos em energias limpas devem crescer de forma ainda mais significativa.

De acordo com Sauaia, até 2030, a energia solar fotovoltaica será uma das formas mais baratas de gerar energia elétrica no mundo. Ele ressaltou ainda o potencial técnico solar da região Nordeste e apresentou dados sobre os projetos cearenses. Atualmente, o Ceará ocupa a 2ª posição no ranking nacional de potência instalada em energia fotovoltaica.

O Café com Energia é uma realização do Núcleo de Energia da FIEC, em parceria com o Núcleo de Economia e Estratégia e All About Eventos. Estiveram presentes também no evento a diretora de Atração de Investimento da Adece, Sylvana Holanda; do presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Estado do Ceará (CS Renováveis), Jurandir Picanço; do coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim; entre outros.