Governo lança Atlas Geológico e da Mineração do Estado do Ceará

2 de junho de 2017 - 12:13

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), lançou, na noite desta quinta-feira (1º), o Atlas Geológico e da Mineração do Estado do Ceará. A ferramenta disponibiliza informações sobre as principais riquezas minerais do Estado, bem como seus títulos legais.

Conforme a presidente da Adece, Nicolle Barbosa, o o trabalho permite ainda visualizar toda a infraestrutura hídrica, ferroviária, rodoviária, portos, aeroportos e linhas de transmissão de energia existentes em território cearense. “A ferramenta é bilíngue, podendo ser visualizada de forma interativa nos idiomas português e inglês”, explica.sf1

Nicolle avalia ainda o Atlas como um instrumento fundamental para a atração de novos investimentos ao Estado do Ceará. “Principalmente relacionados à construção civil, agronegócio e indústria de transformação. Destaco ainda o conhecimento geológico como instrumento imprescindível para o planejamento urbano e obras de infraestrutura”, completa.

O trabalho é fruto de um esforço conjunto entre Adece, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e Secretaria Adjunta de Energia, Mineração e Telecomunicações da Secretaria de Infraestrutura do Ceará (SEINFRA). A colaboração do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), com dados do Anuário Mineral do Ceará; do Serviço Geológico do Brasil (CPRM); da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH); da Universidade Federal do Ceará (UFC); e da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC) também serviu de embasamento para o documento.

sf2Fortaleza Brazil Stone Fair

O lançamento do Atlas Geológico e da Mineração do Estado do Ceará aconteceu durante a abertura da Fortaleza Brazil Stone Fair. A exposição internacional acontece até o próximo sábado (3), no Centro de Eventos do Estado do Ceará, das 15 às 20 horas e traz produtos como mármores, granitos, quartzitos, limestones, pedras laminadas, máquinas, equipamentos e insumos para a cadeia produtiva das rochas ornamentais.

Um estande do Governo do Ceará no evento reúne Adece, Porto do Pecém e Zona de Processamento de Exportação (ZPE-Ceará), importantes equipamentos para atração de novos investimentos.

Clique aqui para acessar a versão em PDF do Atlas Geológico e da Mineração do Estado do Ceará.