Governo do Ceará participa de evento internacional de energia renovável

4 de outubro de 2017 - 20:52

Fortaleza é palco de um espaço de interação entre as cadeias produtivas do setor de energias renováveis, bem como discussões sobre o futuro energético do Brasil e da América Latina. Com o intuito de apresentar o potencial cearense, possibilitando maior atração de investimentos para o segmento, o Governo do Estado do Ceará participa, dos dias 4 a 6 de outubro, da All About Energy 2017 – 10º Feira Intersetorial e Congresso Internacional de Energia Renovável e sustentabilidade.

Representaram o Governo do Ceará na solenidade de abertura do evento o secretário da Infraestrutura (Seinfra), Lúcio Gomes; o secretário de Relações Internacionais, Antônio Balhmann; o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA), Artur Bruno; a presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), Nicolle Barbosa; e o secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico (SDE), Regis Medeiros.

Uma estrutura montada no evento reúne SDE, Adece, Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e Cearáportos. O espaço terá o objetivo de prospectar investidores, explanar o potencial do Estado para receber empreendimentos e apresentar as vantagens de investir no Ceará. Outro estande apresenta o potencial da Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará).

Pioneiro na geração de energia eólica no Brasil, o Ceará descobriu a vocação para a geração de energia por meio dos ventos no final da década de 90, tornando-se líder em capacidade instalada e produção.

O potencial de eficiência dos ventos para geração de energia eólica no Ceará supera a média mundial com fator de capacidade médio de 47,6%, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). O Brasil detém 40,7% e o mundo 25%. Esse indicador demonstra a capacidade de geração de energia em função da potência instalada e do período de operação. 0410allabout

Atualmente, a energia eólica é a segunda principal fonte energética do Ceará, com potência instalada de 1.652 MW, perdendo apenas para a geração termelétrica, de 2.152 MW. São 61 parques eólicos em funcionamento e 22 em construção. Os empreendimentos estão localizados no litoral e na região serrana. No Brasil, o Ceará está entre os cinco principais geradores de energia a partir do vento, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Apoio

O Governo do Ceará conta com uma Secretaria Adjunta de Energia, Mineração e Telecomunicações, ligada a Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra). O órgão atua na formulação e na implementação de planos estratégicos e de políticas ligadas aos setores, estabelecendo objetivos, diretrizes e estratégias para garantir a atração de investimentos necessários ao desenvolvimento da cadeia produtiva de cada área.

O setor também é apoiado pelo governo por meio da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Energias Renováveis do Estado do Ceará (CS Renováveis), criada no âmbito da Adece. O órgão colegiado é composto por 30 instituições, entre entidades privadas, organizações não governamentais e órgãos públicos e privados relacionados com a cadeia produtiva das energias renováveis.

All About Energy

Em sua décima edição, o evento prevê a presença das principais lideranças das indústrias eólica, solar, bioenergética e ambiental para debater e experimentar, em conjunto, o futuro de seus setores e da humanidade ante os recursos naturais do planeta. No mesmo ambiente do congresso, uma exposição industrial reune as mais importantes marcas de tecnologias, pesquisas e novidades do setor.

Serviço

All About Energy
Local: Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza
Data: 04 a 06 de outubro
Programação: Confira aqui