CS Química realiza visita técnica ao NUTEC

20 de fevereiro de 2018 - 22:22

A 20ª reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Indústria Química (CS Química) teve a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC) como cenário para um trabalho realizado em campo. O encontro aconteceu na tarde da última terça-feira (20) e contou com visitas às estruturas laboratoriais da instituição.

“Fomos recebidos pelo presidente Magalhães que compartilhou conosco os desafios do NUTEC. Tivemos a participação da professora Ieda Nadja, que apresentou as três gerências do NUTEC e mais 12 projetos em andamento por diversas áreas como indústrias alimentícia, química, metalmecânica e energias. Isso nos demonstra uma capacidade da instituição em atender a indústria local no desenvolvimento de produtos em pesquisa aplicada”, avalia o presidente da CS Química, Alexandre Jorge Pinheiro Mota. lab

O representante do Banco do Nordeste na CS Química, Francisco Diniz Bezerra, destacou a importância a articulação entre academia e iniciativa privada. “Nos próximos editais a serem lançados pelo BNB, sempre haverá a necessidade de uma parceria entre empresas e entidades de pesquisa. Os editais vão requerer uma participação financeira, uma contrapartida das empresas interessadas nos resultados dos projetos. Portanto, é importante, cada vez mais, uma aproximação entre entidades de pesquisa e setor produtivo para que isso ocorra com mais frequência e obviamente gerem mais projetos a serem submetidos ao Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci)”, pontuou.

Há um ano, membros da CS Química trabalham no mapeamento e realizam visitas técnicas aos laboratórios de instituições de ensino existentes no Ceará. O objetivo é promover o aproveitamento das estruturas existentes na academia com a finalidade de promover a pesquisa e desenvolvimento da indústria química local.

Desde fevereiro de 2017 foram visitados também os laboratórios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor).