Governo do Ceará renova decreto de isolamento social e Fortaleza passa para 3ª fase

4 de julho de 2020 - 15:30

Daniel Herculano Texto José Wagner e Tatiana Fortes Fotos

Governador Camilo Santana e prefeito Roberto Cláudio anunciaram neste sábado novas medidas para Fortaleza e interior do estado

O governador Camilo Santana anunciou na manhã deste sábado (4), em transmissão ao vivo nas redes sociais, a renovação do decreto de isolamento social por mais sete dias. Acompanhado do prefeito Roberto Cláudio, o chefe do Executivo informou também que Fortaleza passa para a 3ª fase do Plano de Retomada da economia, mas com restrições. Bares e barracas de praia continuam sem funcionar, e restaurantes têm permissão para abrir ao público apenas durante o dia (9h às 16h), como já vem sendo realizado nas últimas duas semanas. O uso de máscaras segue obrigatório em todo o estado. O novo decreto passa a valer a partir da 0h de segunda-feira (6).

Fortaleza: Fase 3

Seguindo os dados do corpo técnico da saúde, com a estabilização e queda nos números da covid-19 em Fortaleza, Camilo anunciou que Fortaleza, que estava na fase 2, passa para a fase 3. “As demandas da saúde estão diminuindo, a procura por assistência, números de novos casos e óbitos, assim como maior disponibilidade de leitos com UTI, nos levam a passar para a fase 3 na Capital, mas com algumas restrições daquilo que estava no plano inicial. Ressalto que restaurantes continuam funcionando só durante o dia, bares e barracas de praia ainda não têm autorização de funcionamento esta semana”, apontou o governador.

Complementando a fala de Camilo, o prefeito de Fortaleza listou que a Capital libera o uso de espaços públicos, como praias e calçadões para atividades físicas individuais, sem aglomeração, e sempre com o uso obrigatório de máscara”, disse Roberto Cláudio. A decisão do Comitê de Saúde foi de avaliar mais detalhadamente nos próximos dias os impactos da abertura desses estabelecimentos nesta fase.

Outras Macrorregiões

Ainda sobre os avanços do Plano de Retomada Gradual, municípios da Macrorregião da Grande Fortaleza avançam para a Fase 2; Macrorregiões do Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe avançam para a Fase 1. Já as Macrorregiões Norte e Cariri permanecem na Fase de Transição da Economia, com a especificidade de que as cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo, Iguatu, Sobral e Tianguá seguem em Isolamento Social Rígido por mais sete dias.

“Estamos trabalhando com o planejamento de forma regionalizada, pois em cada Macrorregião a pandemia se apresenta de forma diferente. Por isso estamos ampliando leitos hospitalares e leitos com UTIs no interior do Estado, principalmente na Região Norte, Centro Sul e Cariri, tudo para atender as demandas que avançam nessas regiões”, disse o governador. Na última semana, somente no Hospital Regional do Cariri, foram criados 89 leitos exclusivos para pacientes em tratamento de Covid-19.

Transporte intermunicipal

Camilo informou também que no próximo dia 10 retornará o transporte intermunicipal de passageiros seguindo o devido protocolo sanitário sendo exigido. “Somente vamos seguir avançando as fases com protocolos rigoroso, o obrigatório uso da máscara e evitando aglomerações. Continuamos acompanhando os números com muito rigor e só avançaremos com muita responsabilidade. Caso não sejam cumpridas as metas estabelecidas, ainda existe a possibilidade da regressão das fases e o fechamento temporário de alguma atividade”, relembrou o governador.

O novo decreto deverá ser publicado neste sábado (5) e disponibilizado no Diário Oficial do Estado (DOE). Além disso, o Governo do Ceará disponibiliza um espaço para tirar dúvidas sobre o Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais do Estado. Confira: https://www.ceara.gov.br/duvidas-plano-responsavel-de-abertura.