Adece empossa nova diretoria das Câmaras Setoriais do Ceará para 2022

17 de janeiro de 2022 - 17:30 # #

A Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) realizou, nesta segunda-feira (17), a posse dos 14 presidentes e núcleos gestores das Câmaras Setoriais do estado para o ano de 2022. Seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, o evento foi realizado de forma remota e contou com a presença do presidente da Adece, Francisco Rabelo, do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet), Maia Júnior, e de representantes da cadeia produtiva do estado.

“Estamos iniciando um novo modelo de governança com uma participação mais efetiva da Adece e Sedet no acompanhamento estratégico dos trabalhos que estão sendo realizados pelas Câmaras Setoriais. A partir de agora, queremos alinhar as demandas definidas em cada grupo de trabalho ao planejamento estratégico que vem sendo desenvolvido pelo governo em prol de um desenvolvimento econômico e sustentável do Estado”, explicou o presidente da Adece, Francisco Rabelo.

Durante a cerimônia, o secretário Maia Júnior apresentou um balanço das ações que vêm sendo realizadas durante a sua gestão e destacou algumas iniciativas desenvolvidas pela nova estrutura da Adece. “Estamos realizando uma quebra da pirâmide econômica na qual só realizávamos apoio as grandes e médias empresas. Com a criação do Ceará Credi, passamos a apoiar os empreendedores mais vulneráveis. Para 2022, a Adece está prevendo um investimento de quase R$ 100 milhões para o programa”, contou o secretário acrescentando que, como instituição de fomento, a agência prevê um investimento de mais de R$ 3,3 bi para este ano no estado.

“O Ceará está dando um ótimo exemplo para todo Brasil de governança setorial por meio do trabalho que vem sedo realizado em conjunto pelo governo e setores produtivos nas Câmaras Setoriais”, destacou Joaquim Rolim, presidente da Câmara Setorial de Energias.

Ao todo, foram empossados 42 representantes do núcleo gestor das câmaras para os cargos de presidente, vice-presidente e secretário-geral. Além dos gestores, os grupos de trabalho também contam com a participação de representantes de entidades privadas, representantes das cadeias produtivas, da Sedet e Adece

As Câmaras Setoriais são órgãos colegiados vinculados a Adece que têm por finalidade propor, apoiar e acompanhar projetos e ações voltados para o desenvolvimento sustentável do Estado. Além da articulação direta entre os setores produtivos e a gestão pública, as câmaras também viabilizam a intersetorialidade entre os distintos setores produtivos locais.

Confira os novos presidentes das Câmaras Setoriais do Ceará para o exercício de 2022:

Câmara Setorial da Moda

Presidente: Paulo Rabelo Pinheiro