Ceará Credi capacita primeira turma de agentes municipais para interiorização do Programa

4 de março de 2022 - 12:01 # # # #

O Programa de Microcrédito Produtivo Orientado do Governo do Ceará (Ceará Credi) iniciou, nesta quinta-feira (03), a primeira turma de capacitação de agentes das prefeituras que aderiram ao chamamento público para a ampliação dos postos de atendimento no interior do Estado. Neste primeiro momento, participaram os municípios metropolitanos de Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba.

Cerca de 70 prefeituras assinaram o Termo de Adesão ao Programa. A parceria não envolve repasse de recursos para os municípios, mas será formalizada para uma melhor estruturação. As prefeituras vão disponibilizar uma sala equipada e agentes administrativos remunerados, que serão capacitados pela Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece) para atender em conjunto com os agentes de créditos. A concessão do microcrédito nos municípios com estrutura técnica e metodológica, ficará sob responsabilidade da Adece, responsável pela operacionalização do Programa.

O programa Ceará Credi

O Ceará Credi é o programa de microcrédito produtivo do Governo do Ceará lançado em maio de 2021. A iniciativa tem o objetivo de ampliar oportunidades de trabalho e renda para empreendedores e trabalhadores autônomos, formais e informais e agricultores familiares, por meio da disponibilização de microcrédito produtivo orientado, capacitação empreendedora e educação financeiras em comunidades urbanas e rurais do Ceará.

Atualmente, o Programa dispõe de um total de 112 agentes de crédito distribuídos em 56 postos. Até o final de fevereiro deste ano, cerca de 25 mil pessoas foram atendidas pelo programa e 18 mil pequenos negócios foram financiados com recursos totais de R$ 48 milhões.