Adece participa de comemoração ao Dia do Geólogo na FIEC

1 de junho de 2023 - 16:46

Comemorado no dia 30 de maio no Brasil, o Dia do Geólogo foi celebrado na mesma data em encontro realizado na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O GeoCeará 2023 contou com a participação de professores universitários, geólogos, estudantes e profissionais da iniciativa privada.

Com o intuito de discutir a importância da profissão para a economia cearense, o evento e contou com a participação na mesa redonda do Engenheiro de Minas da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Francisco Pessoa. Participou ainda do encontro a geóloga da Agência, Amanda Peixoto.

“O Ceará viveu uma oportunidade muito importante para a economia, tendo em vista que os bens minerais que a Adece procura incentivar são essenciais para os setores do agronegócio, da construção civil, da indústria química. O conhecimento geológico mais relevante serve muito para o planejamento urbano”, comenta Francisco Pessoa.

O Presidente do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde), Mark Augusto Lara, reforçou durante o evento a aproximação entre os empresários e os especialistas da área para que a atividade econômica seja explorada da maneira mais sustentável possível.

“A geologia é rica e linda, pois transformamos toda a superfície em conhecimento, por meio de estudos e análises que ajudarão os profissionais a favorecer as oportunidades de impulsionar setores econômicos como mineração, petróleo, hidrografia e engenharia”, disse.

O 1º Vice-Presidente da Associação de Profissionais Geólogos do Estado do Ceará (APGCE), José Orlando Silva, classificou o Ceará como um estado com um rico potencial em minerais. “Temos rochas ornamentais, areia, argila, calcários – muito utilizados para o conserto químico do solo, no cultivo da soja, nos estados do Maranhão e Piauí, o manganês e, lógico, o fosfato de Santa Quitéria”, disse.