Governo do Ceará participa de exposição para promover o Polo Moveleiro de Marco

14 de junho de 2023 - 14:54 # # # #

Fotos: FIEC / Divulgação

A qualidade e os diferenciais dos móveis reconhecidos nacionalmente e produzidos no município de Marco ganham destaque na 4ª edição do Salão de Móveis de Marco. O evento acontece entre os dias 13 a 16 de junho, é promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio da Fabricantes Associados do Marco (FAMA) e conta com apoio do Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE).

Promover a indústria moveleira local e impulsionar a economia da região são alguns dos principais objetivos do evento, que conta com a participação de compradores de todo o país. Com ambiente propício para a concretização dos negócios, o salão sedia uma exposição de móveis fabricados pelas empresas da região.

A realização de rodadas de negócios, tanto presenciais, quanto on-line, é também outra possibilidade de interação entre compradores e fabricantes proporcionada pelo evento.

Apoio ao setor

Também como forma de apoio do Governo do Ceará ao setor, desde 2017, um convênio entre Adece e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realiza experimentos com o intuito de selecionar espécies florestais para uso em movelaria, serraria e energia no território cearense.

“Estimular a interiorização é uma das principais orientações do governador Elmano de Freitas. A madeira utilizada para a fabricação dos móveis cearenses vem de fora, mas a pesquisa constatou que temos plenas condições de mudar o cenário. Foram plantadas, por meio do projeto, mais de 40 espécies de árvores madeireiras e foi identificado que o eucalipto obteve maior crescimento. Diante disso, em Marco, 2 mil hectares foram plantados com eucalipto. Uma outra área de 1 hectare foi cedida pelo grupo Jacauna para teste com 60 clones de eucalipto. O intuito é selecionar material genético que melhor se adequa às condições locais”, explica Danilo Serpa, presidente da Adece.

Atualmente, a madeira consumida pelo Polo Moveleiro de Marco é proveniente, em 80% da floresta tropical do Pará e do Maranhão, além de 20% de áreas reflorestadas da Bahia e do Sul do País.

Arranjos Produtivos

A equipe do programa Impulsiona Ceará, financiado pela Adece, participou do evento e entregou um plano de Ação e Desenvolvimento para o Arranjo Produtivo dos Móveis de Marcos (APL). A gerente de Desenvolvimento Municipal e Regional da Agência, Darcyla Lima, ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento do polo moveleiro.

“Foram entregues os resultados de um estudo muito detalhado, que é o retrato econômico da cadeia vocacional que a cidade tem para a fabricação de móveis. Algumas ações futuras também foram propostas para os produtores. Esse trabalho realizado pelo Impulsiona Ceará tem sido muito importante para dar mais visibilidade às muitas potencialidades que existem no Interior do Ceará”, afirmou Darcyla Lima.