Adece visita iniciativa voltada para a produção de biohidrogêno a partir de resíduos de frutas e verduras

20 de setembro de 2023 - 16:26 # # # #

Com o intuito de conhecer iniciativas voltadas para a geração de resíduos hortifrutigranjeiros, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) visitou o Laboratório de Biomassa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Na ocasião, a assessora técnica da Agência Ticiana Mesquita foi apresentada a uma iniciativa que vem sendo desenvolvida pela instituição voltada para a produção de biohidrogênio a partir do descarte de resíduos de frutas e verduras (RFV).

O projeto prevê a utilização dos resíduos em um sistema integrado de reatores produtores de hidrogênio, resultando também na produção de metano, que pode servir como fonte de hidrogênio através do processo de reforma a vapor. Em seguida, será realizado um pré-tratamento do RFV, promovendo a separação das fases líquida e sólida. Segundo os pesquisadores, a expectativa é que a aplicação desse sistema integrado possibilite a digestão de elevado volume de resíduos gerados e que a recuperação energética seja significativamente superior à de sistemas convencionais.

A expectativa é que essa tecnologia possa ser utilizada em diversos tipos de processos industriais, tais como centrais de abastecimento, indústrias e packing houses de fazendas produtoras de alimentos (grandes geradoras de resíduos orgânicos).