Smith apresenta proposta de Distritos Industriais no Sebrae

23 de janeiro de 2015 - 12:51

O presidente da Adece Roberto Smith reuniu-se, nesta terça-feira (20), com diretores do Sebrae e entidades para apresentar e discutir propostas para projeto que visa a implantação de Distritos Industriais em todo o estado do Ceará.

A reunião aconteceu na sede da superintendência do Sebrae e contou com a participação do novo presidente Joaquim Cartaxo, do diretor técnico Alci Porto, do diretor administrativo Airton Gonçalves e do presidente da Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece) Roberto Feijó, do consultor e diretor do Cede (Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico) Francílio Dourado, do diretor de Desenvolvimento Setorial da Adece Edilson Teixeira e da arquiteta da diretoria de Infraestrutura da Adece Iris Peter.

De acordo com Roberto Smith com a incorporação do setor elétrico ao metal mecânico, o número de pequenas e médias empresas que podem participar deste novo cenário produtivo e econômico. “É importante observar o formato em que esses distritos serão construídos, tem a questão da vontade política, quais os pré-requisitos para o município abrigar um distrito industrial”, explicou Smith.

Tributação

Para o diretor do Sebrae Alci Porto, com a ampliação do teto do sistema tributário do Super Simples, mais empresas poderão integrar o processo produtivo pagando menos impostos. Foi citado, ainda, a implantação de um modelos de distritos empreendedores, voltados para o incremento de pequenos e médios negócios como empresários do setor moveleiro em Itapipoca ou de produção de cerâmica em Crateús.

DSCN11781 Copy
Apesar da discussão está no início, Roberto Smith mencionou como exemplo o modelo institucional adotado pelo município de Limoeiro do Norte, onde a prefeitura adotou uma série de medidas para viabilizar a instalação de um distrito industrial como licenciamento ambiental, incentivos fiscais, desapropriação de terreno entre outros.

No próximo dia 30 de janeiro está marcado o próximo do grupo de trabalho para apresentação de todo o potencial do estado do Ceará para o projeto dos distritos industriais e empreendedores.

Aécio Santiago
85-3457.3330