Câmaras de Comércio Exterior, TIC e Logística apresentam panoramas dos setores

29 de janeiro de 2016 - 19:29

Com o objetivo de aproximar e engajar a variedade de segmentos do setor produtivo cearense, foi realizada, na manhã desta sexta-feira (29), no auditório da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), a segunda reunião do Fórum Integrado de Desenvolvimento. Além do presidente da casa, Ferruccio Feitosa, o encontro contou com a presença da secretária do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Nicolle Barbosa; do presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior; e dos demais presidentes das câmaras setoriais e temáticas do Ceará.

Para nortear as ações em conjunto e promover a intersetorialidade entre os segmentos, o encontro contou com apresentações de três deles: comércio exterior, tecnologia da informação e comunicação; e logística.

“Vejo isso como um dos momentos mais ricos da nossa agenda. É quando conseguimos ouvir essas demandas e saber exatamente como o governo precisa trabalhar para desenvolver cada setor. Os setores dessas câmaras que trazem emprego, renda e investimentos, considero como se fossem nossos clientes. Esse é o momento em que aproximamos esse relacionamento e temos acesso às demandas em comum entre vários setores. Acredito que se conseguirmos superar todos os gargalos, vamos poder avançar e muito no desenvolvimento”, afirma a titular da SDE, Nicolle Barbosa.

A sequência de apresentações foi iniciada pelo presidente da Câmara Temática de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros (CT Exporta Ceará), Roberto Marinho. Na ocasião, os presentes conheceram o programa Exporta Ceará. “Sem dúvidas esse projeto foi exatamente o que nos motivou a criar a câmara. Nossa intenção é tê-lo como um norte para alavancar as exportações do Estado”, completou Ferruccio Feitosa ao final da apresentação.

O panorama do setor e as perspectivas da Câmara Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação (CS TIC) também foram apresentados pelo presidente do órgão colegiado, Márcio Braga. Os eventos realizados pelo grupo em 2015 também foram divulgados.

O encontro foi encerrado com a explanação das principais atribuições da Câmara Temática de Logística do Ceará (CT Log Ceará), presidida por Marcelo Quinderé. Dentre as atividades inclusas na agenda estratégica, ações distribuídas nos modais rodoviário, portos, ferrovias e aéreos foram sugeridas.

Ferruccio avalia o encontro como bastante proveitoso e de extrema importância para os agentes do Governo do Ceará. “Buscar a sinergia entre os setores da economia do Estado é o que a secretária e nós, que trabalhamos para o desenvolvimento do Ceará, buscamos com a realização desses encontros. Tivemos aqui um momento de interação entre as câmaras, onde umas colaboraram com sugestões para outras e assim foram descobrindo pontos em comum e como podem caminhar juntas”, conclui.