Lançada Câmara Setorial do Vestuário

17 de dezembro de 2012 - 13:38

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Vestuário (CS Vestuário) foi lançada oficialmente, em solenidade no auditório da Adece. A CS Vestuário é composta por representantes das entidades privadas envolvidas com o setor, das organizações não governamentais e órgãos públicos e privados relacionados com a cadeia produtiva. No total, 17 instituições integram a cadeia produtiva do segmento.

A diretoria executiva da CS Vestuário é composta por:
Presidente: Adriano Monteiro Costa Lima (presidente do Sindroupas)
1° secretário: Robério Guimarães Freire
2° secretário: Marcus Venicius Rocha Silva (presidente do Sindconfecções)

Todos estiveram presentes à solenidade de lançamento da CS Vestuário, além do presidente da Adece, diretores da Agência e representantes das entidades que compõem a Câmara.

A CS Vestuário é um órgão colegiado que reúne empresários e governo, que terão a oportunidade de dialogar, propor, apoiar e acompanhar projetos prioritários e ações, visando ao desenvolvimento sustentável do setor de vestuário no Ceará.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Setorial, Francisco das Chagas Soares, além da atração de investimentos para o Estado, uma das atribuições da Adece é estimular a organização dos setores produtivos, como faz agora instituindo a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Vestuário. “Como exemplo de contribuição para o desenvolvimento desta Cadeia, podemos ressaltar a viabilização de diagnósticos e estudos de interesse do setor; identificação de elos faltantes, tendo em vista o adensamento da Cadeia Produtiva; remoção de obstáculos; propor e acompanhar projetos e ações de melhoria para o Setor”, frisa o diretor.

Soares destaca que, logo que a Câmara é instituída, a Adece entrega sua gestão a membros da Câmara, representantes do setor privado. Ele lembra que a atuação da Câmara é de forma colegiada, em que as decisões são aprovadas em plenário. “O setor têxtil e as indústrias de confecções, que são os segmentos com representatividade na Câmara de Vestuário, ao lado de órgãos governamentais e universidades, têm contribuído muito para a economia cearense por ser forte demandante de mão de obra. O Ceará se destaca como um dos mais importantes polos de vestuário Brasil”, enfatiza.

Serviço:
CS Vestuário
E-mail: csvestuario@adece.ce.gov.br ou sindroupas@sfiec.org.br

Entidades componentes da Câmara Setorial do Vestuário (CS Vestuário)
1. Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece)
2. Associação dos Lojistas da Monsenhor Tabosa (Almont)
3. Associação da Moda Íntima do Ceará (Amic)
4. Associação de Proteção de Marcas e Patentes
5. Banco do Brasil
6. Banco do Nordeste do Brasil (BNB)
7. Associação das Indústrias de Confecções do Montese (Montemarcas)
8. Secretaria da Fazenda (Sefaz)
9. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
10. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
11. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI/CE)
12. Sindicatos das Indústrias de Fiação e Tecelagem Geral do Estado do Ceará (Sindtêxtil)
13. Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas e Chapéus de Senhoras do Estado do Ceará (Sindroupas)
14. Sindicatos das Indústrias de Confecção de Roupas de Homem e Vestuário do Estado do Ceará (Sindroupas).
15. Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/CE)
16. União das Indústrias de Moda do Estado do Ceará (Unimoda)
17. Universidade Federal do Ceará (UFC)