Adece recebe representante do Banco Mundial e apresenta estudo para otimização de água na agricultura

22 de abril de 2016 - 23:19

Após financiar a primeira etapa de um estudo inédito no Brasil para otimização da gestão de água na agricultura, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) recebeu, na manhã desta sexta-feira (22), o representante do Banco Mundial, Gunars Platais. A visita tem como objetivo a captação de recursos para promover a segunda fase do projeto.

Platais foi recebido pelo presidente da Casa, Ferruccio Feitosa. Estiveram presentes ainda, representando a Adece, o diretor de Agronegócio, Sílvio Ribeiro, o gerente de Mercado e Projetos Agrícolas, Sérgio Baima, e o assessor técnico, Evandro Batista.

Durante o encontro, o visitante do Banco Mundial teve acesso aos resultados da primeira fase do estudo, iniciado pelo Médio e Baixo Jaguaribe, tendo como inspiração a experiência de sucesso vivenciada pela Califórnia, nos Estados Unidos.

“Diante da necessidade e provocação da Câmara Setorial de Frutas, realizamos a primeira etapa do estudo com recursos da Adece. Agora, precisamos de parceiros para dar continuidade. Temos a certeza de que, com o estudo concluído e a prática do novo gerenciamento de água no agronegócio cearense, poderemos colher frutos futuramente e vislumbrar o aumento de indicadores sociais e do PIB estadual”, defendeu Ferruccio.

A realização da primeira etapa do estudo voltado para gestão de água na agricultura irrigada foi apresentada em julho de 2015. Financiado pela Adece, o projeto foi executado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). A segunda fase consiste em cercar as bacias hidrográficas do Alto Jaguaribe, Banabuiú e Salgado.

Após ouvir a apresentação, o representante do Banco Mundial elogiou os resultados apurados com a prática do estudo. “O trabalho é fascinante. Nunca vi nada igual no Brasil”, finalizou Gunars Platais.