Pioneiro no Brasil, anuário cearense de reciclagem será lançado em junho

10 de maio de 2016 - 19:19

O Ceará terá o primeiro anuário brasileiro voltado para setor de reciclagem. O produto, fruto de uma parceria entre a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Reciclagem de Resíduos Sólidos (CS Reciclagem) e o Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais do Ceará (Sindiverde), será lançado no mês de junho durante Recicla Nordeste, feira a ser realizada entre os dias 15 e 17, no Centro de Eventos.

Conforme o presidente da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Ferruccio Feitosa, a iniciativa é motivo de orgulho para o Ceará e deverá ser mais um instrumento de facilitação para a captação de empresas. “A CS Reciclagem é uma das câmaras mais atuantes no âmbito da Adece. Para nós, é uma grande satisfação participar do anuário. A ação mostra que o Ceará sai mais uma vez na frente, servindo até de inspiração para outros estados”, ressalta.

Em encontro com Ferruccio, a presidente da CS Recicláveis, Lyvia Kirov, apresentou o projeto e ressaltou a importância do produto para o setor. “Será um guia de desenvolvimento para a reciclagem no Ceará. Nosso estado tem espaço para várias outras empresas do setor ainda não existentes, como as que trabalham com pneus e vidros. A Adece estará presente no anuário orientando aos investidores como se instalar em território cearense, enquanto a FIEC informará como é feita a sindicalização e o SEBRAE com a capacitação”, explica Lyvia.

Atualmente, 64 empresas estão registradas e sindicalizadas no Sindiverde. A entidade também é a idealizadora da sexta edição do Recicla Nordeste, única feira do setor de reciclagem e transformação da região.