Ceará tem primeiro anuário brasileiro do setor de reciclagem

1 de julho de 2016 - 19:35

O Ceará é o primeiro estado brasileiro a lançar um anuário voltado para o setor de reciclagem. A publicação é fruto de uma das ações do planejamento estratégico da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Reciclagem de Resíduos Sólidos (CS Reciclagem) em parceria com o Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais do Ceará (Sindiverde).

A iniciativa foi promovida a partir de uma demanda do setor, que tem como principal objetivo, formalizar empresas da área. “A elaboração do anuário é uma forma de estruturar o setor e fazer com que muitas empresas saiam da informalidade. As consequências disso serão extremamente positivas, como a geração de empregos e de impostos”, comenta o presidente da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Ferruccio Feitosa.

De acordo com a presidente da CS Reciclagem e também diretora administrativa do Sindiverde, Lyvia Kirov, em um censo realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) foram constatados mais de 300 depósitos entre formais e informais gerando mais de 14 mil empregos diretos e indiretos, dos quais 64,5% são informais. “Também identificamos outras dificuldades como a isenção de impostos e a dificuldade de conseguir linhas de crédito. O trabalho para diminuir esses entraves está sento realizado pela Câmara Setorial, por meio do planejamento estratégico que vem sendo muito bem executado”, afirma.

A publicação conta ainda com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE), do Sistema FIEC e do Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/CE).

Para adquirir o Anuário do Setor de Reciclagem do Ceará na versão física, os interessados podem entrar em contato com o Sindverde pelo número do telefone (85) 3224-9400 ou pelo e-mail sindverde@sfiec.org.br. A versão digital pode ser acessada clicando aqui.

Assessoria de Imprensa da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – Adece
Ana Beatriz Sugette – (85) 3457-3330 / 98878-2018