CS Carnaúba discute qualificação dos trabalhadores no campo

27 de setembro de 2016 - 21:29

Melhorias nas condições de trabalho no campo foi um dos assuntos discutidos pelos representantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carnaúba (CS Carnaúba) na tarde desta terça-feira (27), no auditório da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

Na ocasião, o grupo recebeu o coordenador especial dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, vinculado ao Gabinete do Governador, e presidente da Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo no Ceará (Coetrae/Ce), Dimitri Cruz, apresentou o Programa de Ação Integrada da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo.

De acordo com Dimitri, a ideia é ouvir o setor por meio da CS Carnaúba para saber como está o processo na ponta da produção e elaborar ideias relacionadas à qualificação. “Fomos provocados para dialogar com o setor produtivo e queremos dar uma abordagem positiva a esse tema. De fato, temos uma forma ancestral de trabalho no campo e, com as mudanças e exigências que a legislação traz ao longo dos anos, gostaríamos de discutir como trabalhamos uma modernização e qualificação”, disse.

Conforme o presidente da CS Carnaúba, Edgar Gadelha, o assunto é um dos pontos prioritários discutidos na câmara. “Atinge diretamente o campo, reflete na indústria. Estamos trabalhando muito com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) e com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Já fizemos um projeto e queremos apresentar. Temos um foco ambiental, de melhoria de qualidade de vida do sertanejo e de novas práticas”, completou.

Setor

A carnaúba é a palmeira que habita o Nordeste brasileiro, nos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. A presença dessa palmeira representa a criação de milhares de empregos diretos e indiretos, principalmente nos períodos mais secos do ano. A safra de carnaúba se estende de agosto a dezembro, quando acontece o corte da palha para a fabricação da cera.