Adece e Associação Caatinga assinam convênio em prol da preservação da carnaúba

16 de janeiro de 2018 - 22:24

Durante reunião realizada pela Câmara Setorial da Carnaúba (CS Carnaúba) nesta terça-feira (16), no Museu da Indústria, representantes das entidades que compõem o órgão colegiado comemoraram mais uma conquista para o desenvolvimento da cadeia produtiva do segmento. Na ocasião, o convênio “Controle Biológico da Unha do Diabo” foi assinado entre a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e a Associação Caatinga.

A parceria prevê a identificação de um agente biológico capaz de garantir a existência de uma estratégia de controle biológico para combater a invasão da cryptostegia madagascariensis, mais conhecida como “Unha do Diabo”.

“A economia do setor é importante para o nosso Estado e precisamos garantir a preservação da carnaúba e o seu fornecimento para a atividade industrial.”, comenta a presidente da Adece, Nicolle Barbosa. 1601cscarnauba2

O diretor de Agronegócio da Adece, Sílvio Carlos Ribeiro, destaca que o projeto tem importantes parcerias com instituições internacionais como o Centro Internacional para a Agricultura e Biociencias (Cabi) e a Fundação Johnson. “Elas buscarão, em conjunto com a Associação Castinga, uma solução para o problema”, completa.

A reunião contou ainda com uma visita à exposição “Carnaúba – Árvore da Vida”, em cartaz no Museu da Indústria. Também foi apresentada a Festa Anual das Árvores, promovida pela SEMA, que em 2018 terá como tema “A importância da Carnaúba”. As atividades a serem desenvolvidas pela CS Carnaúba em 2018 foram outras pautas discutidas no encontro.

Fotos: Giovanni Santos/Sistema FIEC​