Visita técnica em Quixadá visa polo de desenvolvimento de TIC

2 de dezembro de 2016 - 23:43

Uma visita técnica ao município de Quixadá reuniu, na manhã desta sexta-feira (02), atores de diferentes esferas locais interessados em desenvolver a economia da região. A missão teve como principal objetivo debater a implantação de um Polo de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação e Comunicação no local. Estiveram presentes o diretor de Agronegócio da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Sílvio Ribeiro, representando o presidente, Ferruccio Feitosa, e o diretor de Desenvolvimento Setorial, Carlo Ferrentini.

A atividade é uma ação conjunta das comissões de Educação e de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. A convite do deputado federal Odorico Monteiro, os visitantes estiveram no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e também no Campo Temático de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), ambos em Quixadá.

“O município de Quixadá já é uma referência no Estado em termos de educação com os 51 cursos de graduação existentes nas diversas instituições como UFC, IFCE, UECE e outras. A proposta de criação do polo chega em excelente momento e será uma oportunidade para criar um ecossistema de inovação tecnológica e um crescimento econômico sem precedentes na região, gerando emprego, renda e atração de investimentos”, destaca Sílvio.

O presidente da Câmara Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação (CS TIC), Márcio Braga, também esteve no evento. Ele enfatiza a importância do evento e a possibilidade de Quixadá transformar-se de cidade universitária a polo de desenvolvimento em TIC. “Tivemos uma manhã muito produtiva, onde a Adece a CS TIC se mostraram como partes ativas e interessadas na construção desse polo. É uma ação relevante não apenas para o setor de TIC, mas para a economia do Ceará como um todo, levando desenvolvimento econômico e social para o Sertão Central”, completa. qui2

CS TIC

O setor de tecnologia da informação e comunicação já conta com o apoio da Adece. Em 2008, a Agência instituiu a Câmara Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação (CS TIC) com o intuito de discutir e elaborar propostas para o desenvolvimento do setor no Estado do Ceará.

Ao receber o convite para fazer parte da visita, o presidente da Adece sugeriu que representantes das instituições de ensino de Quixadá apresentem a estrutura existente no município durante a reunião da CS TIC. “É essencial que os membros da Câmara Setorial tenham conhecimento da dimensão da existência de jovens capacitados na localidade”, disse Ferruccio na ocasião.