CS TIC projeta aproximação do setor com a ZPE

24 de abril de 2018 - 14:37

Membros da Câmara Setorial de TIC (CS TIC) estiveram reunidos, na última sexta-feira (20), no auditório da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), para conhecerem o case da Zona de Processamento de Exportação cearense (ZPE). Na ocasião, o diretor de TI e Engenharia da ZPE, Miderval Paula Bezerra, explanou sobre as oportunidades trazidas pelo empreendimento ao Estado.

“A ZPE é uma ferramenta econômica única e nós acreditamos que ela seja a de maior importante atualmente no Brasil. Ela tem a capacidade de criar oportunidades que, normalmente, o governo e a iniciativa privada não conseguiriam fomentar sozinhos”, explica Bezerra. Segundo ele, embora a ZPE esteja voltada para projetos industriais, já existe um esforço, junto ao Congresso Nacional, para a aprovação de um Projeto de Lei que inclua a prestação de serviços dentro do seu leque de possibilidades.

“Isso sendo aprovado, serão inúmeras as oportunidades para o setor de serviços como um todo. Para o de TI, principalmente, porque hoje essa é uma área transversal na economia e serve como moeda de troca no tocante às informações estratégicas em todo o mundo”, acrescenta o diretor da ZPE.

Para o presidente da CS TIC, Maurício Brito, essa aproximação é de extrema importância para o setor. “O setor de TI cearense ainda não chegou efetivamente ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), e a própria ZPE, que fica neste complexo. Essa aproximação é interessante pois, se pensarmos em desenvolvimento no Estado, quase tudo passa pela ZPE”, afirma Brito.