CS Química discute aproveitamento de laboratórios universitários para a indústria

21 de fevereiro de 2017 - 23:23

As alternativas de promover uma aproximação entre indústria e universidades visando o aproveitamento das estruturas laboratoriais para o desenvolvimento do setor químico foram assunto discutido na tarde desta terça-feira (21) na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). O debate ocorreu durante a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Indústria Química do Estado do Ceará (CS Química).

De acordo com o presidente da Câmara, Marcos Soares, foi realizado um levantamento de todos os laboratorórios de entidades existentes no Estado e a formatação de um modelo de contrato para o uso das estruturas por parte das indústrias está sendo elaborada.

A reunião contou ainda com a apresentação do Centro de Tecnologia do Senai em Maracanaú. De acordo com Marcos, a estrutura possui equipamentos de alto nível e está preparada para receber demandas das empresas. “Estamos incentivando o setor químico industrial para conhecê-lo”, adianta.

Uma parceria entre Senai e Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) para a formatação de um curso técnico de química com o intuito de qualificar mão de obra voltada para as empresas que vão se instalar no Polo Químico Industrial de Guaiúba foi iniciada também durante a reunião. Para o presidente da CS Química, a novidade mostra a interação das entidades participantes. “Estão se unindo com suas expertises para atender uma demanda da indústria. A grade do curso será formada de acordo com as necessidades das empresas”, comenta.

Polo Químico de Guaiúba

O município de Guaiúba, na Região Metropolitana de Fortaleza, acaba de dar o primeiro passo para conquistar o status de referência no setor químico cearense. Na última segunda-feira (20), a cidade recebeu o governador Camilo Santana que assinou a liberação de recursos direcionados às obras de infraestrutura do Polo Industrial Químico a ser instalado na localidade. A presidente da Adece, Nicolle Barbosa, também marcau presença na cerimônia.

Um total de 27 empresas gerando 2 mil empregos diretos e 7 mil indiretos fará parte do empreendimento, que contemplará uma área de 42,25 hectares. Para a concretização do Polo, R$ 95,6 milhões serão investidos pelas próprias indústrias. Com o intuito de contribuir para a realização da iniciativa, o Governo do Estado destinou um aporte acima de R$ 10 milhões da Adece e da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra).