Nicolle Barbosa recebe representantes da Fiocruz no Ceará

4 de março de 2017 - 00:03

Os trabalhos em prol do crescimento na pesquisa e inovação da área de saúde foram destaques nesta sexta-feira (03), na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). Na ocasião, a presidente da Casa, Nicolle Barbosa, recebeu o novo representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará, Carlile Lavor.

“É com muita alegria que aguardamos o início das atividades da Fiocruz no Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS). Será um novo momento para o Estado. Um pontapé inicial do complexo econômico e social do setor no Ceará. Para os trabalhos avançarem, é preciso unir todos os atores cearenses do setor: academia, indústria e governo. A Adece está à disposição para fazer essa interlocução”, destaca Nicolle.

No encontro, os visitantes apresentaram o andamento das obras da Fiocruz no PITS, localizado no Eusébio. O empreendimento tem previsão de ser inaugurado ainda neste ano.

De acordo com Lavor, o desenvolvimento de novos produtos como remédios, vacinas e equipamentos será prioritário para a Fiocruz. “Nossa preocupação é que consigamos agilizar a transformação da pesquisa em produtos inovadores para serem utilizados na saúde. O Brasil ainda publica muitas pesquisas, mas os remédios e aparelhos novos ainda são poucos produzidos. Nosso País ainda importa muito. Com a chegada da nova presidente da Adece, vimos um momento para alinhar novos pensamentos”, afirma.

A sinergia entre a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Saúde (CS Saúde) e a Fiozcruz para seu melhor funcionamento foi outro assunto pontuado no encontro.

Estiveram também na reunião os diretores de Infraestrutura e Desenvolvimento Setorial da Adece, Eduardo Neves e Carlo Ferrentini, respectivamente; e a gerente de Comércio e Serviço, Cecy de Castro.