CS Saúde discute com titular da Sesa ações voltadas para o desenvolvimento do setor no Estado

17 de abril de 2023 - 15:37 # # # # #

A Câmara Setorial da Saúde (CS Saúde) da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) recebeu, nesta segunda-feira (17), a secretária de Saúde do Governo do Ceará, Tânia Mara. Durante o encontro, realizado de forma virtual, a titular da Sesa apresentou as principais ações estratégicas projetadas pela pasta para este ano. Já os membros da CS Saúde explanaram sobre iniciativas executadas pelo setor produtivo que podem convergir com a política de Saúde do Estado.

Um dos pontos prioritários trabalhados pela Sesa é o desenvolvimento de tecnologias em saúde aproveitando a infraestrutura já disponível no Ceará. Entre tais ações, a titular da Saúde destacou a construção de uma fábrica de produção de Wolbachia, bactéria inserida em mosquitos Aedes Aegypti, que ajuda a inibir a transmissão de dengue e outras arboviroses. “Há uma previsão que essa indústria esteja finalizada até o início de 2024. Além disso, dentro da Fiocruz, vamos ter uma fábrica da Bio-Manguinhos para a produção da IFA para vacinas e para imunobiológicas. Isso é extremamente importante porque nós vamos ter disponível a matéria-prima das vacinas”, explicou Tânia Mara.

O diretor de Suporte à Infraestrutura e Patrimônio da Adece, Expedito Parente, destacou algumas iniciativas que podem ser fortalecidas e trabalhadas em conjunto pela Sesa e Adece. “Os distritos econômicos em Saúde são áreas de atuação do Estado que aproximam as duas instituições. Desde o ano passado, a Adece tem trabalhado em parcerias com a própria Sesa e outros órgãos para sistematização de ações que envolvem planejamento em infraestrutura, atração de empresas do setor para o Estado, políticas de incentivos patrimonial e fiscal para esses distritos. Nos colocamos à disposição da Sesa e do setor para discutir e trabalhar o desenvolvimento destes distritos que são de grande importância para o Estado”, pontuou Expedito Parente.

Já o presidente da CS Saúde, Beto Chaves, destacou que a câmara é um colegiado que disponibiliza de representantes de distintos setores produtivos que podem auxiliar o Estado na elaboração de alternativas que auxiliem na execução de temas prioritários para a gestão de saúde. “Eu acredito que nós temos muito a contribuir e trabalhar em conjunto”, explicou o presidente da Câmara. Durante a reunião, também foram discutidos temas ligados a política hospitalar, telemedicina e o uso de inteligência para o trabalho de indicadores locais para a tomada de decisões.