CS Imobiliária recebe secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz

24 de março de 2017 - 19:15

Os arranjos público-privados realizados e previstos para serem implementados pela Prefeitura de Fortaleza foram pauta da reunião desta sexta-feira (24), da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Indústria Imobiliária (CS Imobiliária). Para falar sobre o assunto, a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura (Seuma), Águeda Muniz, esteve no encontro que aconteceu na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). A presidente da Casa, Nicolle Barbosa, também marcou presença.

A reunião foi iniciada com a explanação do diretor de Desenvolvimento Setorial da Adece, Carlo Ferrentini, sobre as câmaras setoriais e seu papel no Estado. “Temos várias vertentes. Ouvimos o setor, elaboramos propostas e levamos ao Governo do Estado para que sejam implementadas por meio de políticas públicas ou leis. A CS Imobiliária é muito importante, apesar do setor ser extremamente bem oranizado e contar com entidades que trazem novidades e melhorias. Aqui é mais um meio de conseguir pleitos junto ao governo”, explicou.
2403csimobiliaria2

Os principais players do setor, como membros da CS Imobiliária, construtores locais, empreendedores e incorporadores estiveram no encontro, onde a secretária
destacou desde as parcerias realizadas pela lei 11079/2004 às concessões de parques, de serviços de saúde, educação, estacionamentos, centros administrativos e, principalmente, os negócios urbanos.

“As operações urbanas consorciadas e as outorgas onerosas de alterações de uso são dois instrumentos que também estão relacionados aos arranjos público-privados onde a Prefeitura, por meio da flexibilização e da venda de parâmetros urbanísticos, consegue captar recursos e agir em várias áreas da cidade, com implantação e parques, postos de saúde e equipamentos de infraestrutura básica para a população. Na verdade, é um compartilhamento de responsabilidades e um negócio, onde tanto ganha o setor público quanto a iniciativa privada”, detalhou a secretária.