CS Tilápia discute projeto que irá testar sistema de recirculação de água em criadouros

18 de abril de 2018 - 17:00

Membros da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Tilápia (CS Tilápia) estiveram reunidos, na última segunda-feira (16), no auditório da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), para discutir os ajustes finais do projeto que irá viabilizar um teste de produção da tilápia em um sistema de recirculação de água. A ideia é testar uma mídia fixadora de bactérias, a qual irá possibilitar o crescimento desses microorganismos promovendo, com isso, a estabilização dos parâmetros físico e químico da água e o desenvolvimento em condições ideais dos peixes.

Após seis anos de seca consecutivos no Ceará, os produtores de tilápia do estado vêm se deparando com algumas dificuldades no processo de criação por conta da crise hídrica. “A matriz produtiva do setor no estado é fixada em reservatórios (açudes ou tanques-rede), como a maioria dos nossos reservatórios estão praticamente secos, nós pensamos nessa possibilidade de criar a tilápia dentro de um sistema no qual o desperdício de água seja o mínimo possível. Diante disto, nós poderemos utilizar água de poços profundos ou água salobra”, explica o presidente da CS Tilápia Beto Lemos.

O experimento contará com a participação de vários órgãos parceiros, tais como: Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e demais membros da cadeia produtiva. A iniciativa faz parte das ações de reestruturação do agronegócio cearense que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado por meio da Adece. Ao todo, serão investidos mais de R$ 12 milhões em vários setores de produção, em conjunto com instituições parceiras, até o ano de 2020.