Adece reúne presidentes de Câmaras Setoriais e ouve sugestões para enfrentamento econômico

14 de abril de 2020 - 20:27 # #

As consequências econômicas causadas pela pandemia do novo Coronavírus foram abordadas na primeira reunião do ano do Fórum dos Presidentes das Câmaras Setoriais. O encontro é realizado de forma trimestral pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e ocorreu nesta terça-feira (14), virtualmente, por meio da ferramenta online Cisco Webex.

Participaram da reunião o presidente da Agência, Eduardo Neves; os secretários executivos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) Roseane Medeiros (Indústria), Sílvio Carlos Ribeiro (Agronegócio), Júlio Cavalcante (Comércio, Serviço e Inovação) e Kennedy Montenegro (Trabalho e Empreendedorismo); e representantes de 17 Câmaras Setoriais.

A readequação da maneira de trabalhar nas empresas em tempos de isolamento social e o acesso ao crédito para a implementação das mudanças necessárias foram algumas das principais reivindicações. Os participantes sugeriram ainda a elaboração de um plano de ação para um posterior retorno das atividades de forma gradual, preservando a saúde dos trabalhadores e da população em geral.

O presidente da Adece, Eduardo Neves, ressalta a importância da reunião com o objetivo de traçar caminhos para que a economia cearense atravesse a crise da melhor maneira possível. “O intuito da reunião com os presidentes de Câmaras Setoriais e os secretários executivos da Sedet é de colaborar para criar alternativas de convivência com o Coronavírus. Cada setor tem suas peculiaridades e queremos entender as necessidades de cada um deles para, juntos, encontrarmos uma saída. Como existe muita intersetorialidade entre as Câmaras, ter a oportunidade de ouvir essas lideranças e falar como estamos trabalhando, é importante para que juntos possamos encontrar soluções”, explica.

O presidente ressalta ainda que a intensão é manter o diálogo constante. “As câmaras continuam se reunindo no ambiente virtual e esse encontro com os presidentes é o mais estratégico que podemos ter para discutir a retomada da economia”, completa.