Sedet e Adece empossam membros do Conselho Diretor do Ceará Credi

3 de fevereiro de 2022 - 18:44 # #

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) realizaram, nesta quinta-feira (03), a primeira Reunião Ordinária do Conselho Diretor do Fundo de Investimentos de Microcrédito Produtivo do Ceará – Ceará Credi (FIMPC). Durante o evento, realizado de forma virtual, o presidente do Conselho e titular da Sedet, Maia Júnior, empossou os 10 conselheiros titulares e os seus respectivos suplentes.

Os membros empossados foram apresentados a um balanço dos primeiros resultados alcançados pelo programa no ano de 2021. “É um grande prazer poder fazer parte desse momento histórico vivenciado pelo Ceará. Dentre tantas outras ações que estão sendo realizadas no tocante a nossa economia, sem dúvida, o programa de microcrédito Ceará Credi é um importante marco de inclusão financeira das camadas mais desassistidas da nossa economia”, explicou o vice-presidente do Conselho e presidente da Adece, Francisco Rabelo.

Durante a reunião, Rabelo ainda destacou para os novos conselheiros o panorama de aprendizado do programa em seus primeiros meses de execução no Estado. “Até o último mês de dezembro, nossa carteira de crédito havia disponibilizado cerca de R$ 32 milhões em empréstimos. No entanto, dada a velocidade e a produtividade dos nossos agentes, posso adiantar que nesta primeira semana de fevereiro vamos alcançar a marca de R$ 40 milhões”, acrescentou o presidente.

A diretora de Economia Popular e Solidária da Adece – conselheira titular –, Silvana Parente, detalhou para o novo conselho a proposta do Plano de Aplicação para o programa em 2022 e apresentou um demonstrativo financeiro referente aos aportes e custeios viabilizados em 2021. “Para gente que está na linha de frente do programa é uma grande satisfação participar da efetivação desta assembleia. Estamos em processo de plena expansão do nosso atendimento nas cidades do interior – com a parceria iniciada com as prefeituras –, e este espaço é uma importante ferramenta para o fortalecimento do Ceará Credi no Estado”, disse Silvana.

O programa

O Ceará Credi é um programa de microcrédito produtivo lançado em abril de 2021 pelo Governo do Ceará e operacionalizado pela Adece. A iniciativa tem o objetivo de ampliar oportunidades de trabalho e renda para empreendedores e trabalhadores autônomos, formais e informais e agricultores familiares, por meio da disponibilização de microcrédito produtivo orientado, capacitação empreendedora e educação financeiras em comunidades urbanas e rurais do Ceará. Os empréstimos vão de R$ 500,00 a R$ 5 mil.

Um total de 112 agentes de crédito distribuídos em 56 postos já atuam no programa. Até o final do ano passado, o programa já havia atendido mais de 18 mil pequenos negócios no Estado, dos quais cerca de 11 mil tiveram R$ 32 milhões viabilizados em empréstimos.