CS TIC recebe Secitece e Senac para debater temáticas voltadas para capacitação e trabalho

5 de setembro de 2016 - 23:34

Em reunião realizada nesta segunda-feira (05), no auditório da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceara (Adece), a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (CS TIC) discutiu assuntos relacionados à capacitação e ingresso no mercado de trabalho.

Para abordar sobre o tema formação profissional, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) apresentou às entidades presentes a Universidade do Trabalho Digital (UTD). “É uma iniciativa maravilhosa do Governo do Estado com treinamentos gratuitos em várias áreas da TI, passando desde a programação até o suporte técnico e manutenção de computadores. Discutimos como podemos levar as ações da UTD para outras entidades da Câmara”, comenta o presidente, Márcio Braga.

Em seguida, foi apresentado aos demais o Banco de Oportunidades do Senac, um serviço gratuito voltado a atender, orientar e encaminhar ao mercado de trabalho egressos que concluíram com êxito os cursos da programação ofertada nos diversos eixos de atuação da entidade.

A Adece também trabalha para ajudar na inserção de jovens no mercado de trabalho. Desde setembro de 2015, a Agência lançou a ferrmenta online Oportunizar (https://www.adece.ce.gov.br/oportunizar). A iniciativa é uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), destinada a disponibilizar às empresas perfis de alunos formados nos cursos técnicos das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs).